Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Santa Catarina em colapso

Afirmação é do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro
Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 25/02/2021 - 14:10 Atualizado em 26/02/2021 - 12:34
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os casos de Covid-19 tem crescido novamente em Santa Catarina e com eles, o aumento da ocupação dos leitos de UTI. A situação que iniciou no Oeste se alastrou por todo o estado e, nesta quinta-feira, 25, são apenas 30 leitos disponíveis em todo o território catarinense, o que faz o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro afirmar que o sistema de saúde está entrando em colapso. “Preciso informar a todos que a situação da pandemia deteriorou no estado todo e, a exemplo do que acontece nas regiões mais a Oeste, estamos entrando em colapso”, disse através de nota enviada aos municípios.

Enfrentamento

Ainda no texto, Motta relata que o Governo do Estado não está medindo esforço no enfrentamento da pandemia. “Todos os esforços de Estado e municípios, até então, são insuficientes em face à brutalidade da doença. Infelizmente, percebe-se fenômeno similar no resto do país. Solicito aos gestores municipais que tomem medidas emergenciais para diminuir significativamente a circulação das pessoas, mantendo apenas serviços essenciais e que convoquem toda a força de trabalho da Saúde para o enfrentamento”, falou.

Em entrevista ao 4oito, o secretário destaca o diálogo com as cidades catarinenses. “Estamos solicitando que os municípios entendendo onde devem atuar, tem que atuar. O nosso decreto vem para colocar um regramento, mas cada região tem uma característica. Estamos muito impactados com as UTIs quase lotadas. Estamos correndo atrás, montando leitos de UTI todos os dias, mas estão lotando rapidamente e isso é colapsar o sistema. Isso não é só Santa Catarina, é o Brasil inteiro”, relatou.

Nesta quinta-feira, mais de 100 pessoas aguardam por um leito de UTI no estado.


Nota enviada aos municípios pelo secretário André Motta Ribeiro:

 

Preciso informar a todos que a situação da pandemia deteriorou no Estado todo e, a exemplo do que acontece nas regiões mais a oeste, estamos entrando em colapso! 


Todos os esforços de Estado e municípios, até então, são insuficientes em face à brutalidade da doença. Infelizmente, percebesse fenômeno similar no resto do país. Solicito aos gestores municipais que tomem medidas emergenciais para diminuir significativamente a circulação das pessoas, mantendo apenas serviços essenciais e que convoquem toda a força de trabalho da Saúde para o enfrentamento. Estamos mobilizados para fazer todo o possível para diminuir sofrimentos impostos às pessoas, mas a força e gravidade deste momento estão suplantando o resultado das nossas ações. 

 

André Motta Ribeiro 
Secretário de Estado  da Saúde de SC. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito