Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Samae de Araranguá estuda adesão ao Cisam-Sul

Representantes de Orleans foram até o município apresentar a possibilidade de parceria
Por Redação Araranguá, SC, 26/04/2019 - 22:35 Atualizado em 27/04/2019 - 00:57
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (Samae), José Hilson Sasso, e o procurador Marco Antônio Alborghetti, receberam na sede administrativa representantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM-SUL) da cidade de Orleans, para ver a possibilidade de uma parceria. 

O superintendente do CISAM, Antônio Willemann e o assessor jurídico do consórcio, Fernando Pavei, explicaram que o CISAM está integrado por 21 municípios, onde existem os SAMAEs e que realiza diversas ações de apoio.

Como principais atividades do consórcio, o superintendente destacou a análise para controle da qualidade da água, atendendo toda exigência da legislação, inclusive a Portaria do Ministério da Saúde nº. 2914//2011; análises para controle de lançamentos de efluentes; licitações compartilhadas para os SAMAEs; capacitações e orientações aos SAMAEs; apoio a gestão; fiscalização e regulação do saneamento nos SAMAEs; estruturação tarifária das autarquias; integração com órgão públicos, universidades e fundações ambientais; participações em audiências públicas e palestras nas escolas. 

O diretor do Samae de Araranguá, José Hilson Sasso, relata que já existe uma Lei de Intenção de 2007 entre o município e o CISAM, contudo não havia sido efetivada nenhuma parceria com o consórcio. Sasso explica que está sendo estudada a possibilidade dessa parceria, já que os custos da autarquia seriam menores. “Com o CISAM realizando as análises passaremos a economizar em produtos. Além disso, a proximidade com Araranguá facilita o atendimento”, disse.

No momento a direção do Samae está estudando as licitações que estão em andamento entre Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) e o LABB de Blumenau para promover a adequação de lei de intenção do município. “Conseguindo essa adequação nas próximas semanas, acreditamos que na segunda quinzena de maio já estejamos integrados ao CISAM”, finalizou Sasso. 

CISAM-SUL

O Cisam-Sul, possui diversos laboratórios equipados com mais de 90 equipamentos de última geração para realização de análises de água para consumo humano, análises de esgoto sanitário e efluentes industriais.

A estrutura oferecida conta com um terreno de 8.990 metros quadrados de área, que foram doados pelo município de Orleans e agora é patrimônio de todos os integrantes do Consórcio. A área física do prédio é 1.329 metros quadrados. Essa construção compreende a parte administrativa, auditório e laboratório.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito