Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Salvaro comemora o primeiro transplante de rins em Criciúma

Prefeito diz que a cidade está mais preparada e novas cirurgias devem acontecer
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 31/12/2019 - 08:29
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Aconteceu no Hospital São José o primeiro transplante de rins do sul catarinense. A cirurgia demorou 5h, em uma paciente de 19 anos. Agora ela poderá retornar a uma vida normal. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa e comemorou esta conquista.

“Ela recebeu um rim, foi a primeira a ser transplantada aqui em Criciúma, era de um jovem de Chapecó, que encontrou na Iasmim a compatibilidade”, comentou Salvaro. “Nós temos um bom hospital e podemos ser referência nesta questão de transplante de rins, nossa região já é referência na captação de órgãos”, completou o prefeito.

Segundo ele, agora Criciúma passará também a receber órgãos e não apenas doar. Existem mais de uma centena de pessoas aguardando. “São 159 pessoas que fazem hemodiálise três vezes por semana, alguns fazem duas vezes, mas a maioria é três vezes. Então, foi um momento muito especial, somos um polo em saúde pública e vamos continuar ampliando estes serviços”, disse.

O Hospital São José

Nos últimos anos, desde a inauguração da UPA da Próspera, tem reduzido o número de atendimentos no São José e com a UPA do Rio Maina, deverá cair mais ainda. “A Prefeitura tinha o hospital, tem o São José como seu maior parceiro, mas com a UPA estes serviços foram diminuídos, a UPA atende 10,5 mil pessoas por mês”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito