Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Salvalaggio conquista vitória no Conselho da OAB e segue entre os candidatos à vaga de desembargador

Em primeira etapa do processo, advogado de Criciúma foi o segundo mais votado no colégio eleitoral formado pela diretoria e os conselheiros da OAB Estadual
Por Redação Criciúma, SC, 30/05/2021 - 18:14 Atualizado em 30/05/2021 - 18:15
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O advogado Carlos Werner Salvalaggio terminou com 44 votos, a segunda maior soma, no Conselho Superior da OAB-SC, neste sábado (29), e segue no processo de escolha do próximo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) oriundo da advocacia. Os 12 escolhidos pelo colégio eleitoral formado por conselheiros e diretores da subseção estadual seguem para outra eleição, no dia 21 de junho, com participação aberta a todos os advogados atuantes no Estado e em dia com suas obrigações com a OAB, na qual saem seis vencedores que vão compor a chamada lista sêxtupla.

A relação dos seis nomes referendados pela advocacia catarinense será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Na corte, os desembargadores selecionarão três candidatos. Um dos três será nomeado pelo governador Carlos Moisés para a compor a corte no segundo semestre de 2021. “Agradeço a confiança depositada em mim pelos Conselheiros e Diretoria da OAB/SC, e a oportunidade de seguir nesse processo, oferecendo minha história de 28 anos de carreira como advogado e o conhecimento da importância desses profissionais para o sistema judiciário”, ressalta Salvalaggio.

Sabatina

Ao longo deste sábado, antes da votação, os conselheiros estaduais da OAB-SC sabatinaram todos os 22 candidatos. As entrevistas a respeito de currículo, conhecimento jurídico e posicionamento sobre temas relacionados à atividade contribuíram para o processo de escolha dos 12 participantes da eleição geral da lista sêxtupla.

Eleição inédita

Único representante das regiões carbonífera e do Extremo Sul, Carlos Salvalaggio avança com entusiasmo para o inédito certame aberto a todos os advogados para a escolha de um desembargador do Quinto Constitucional da advocacia (por força da Constituição Federal, cortes judiciárias como o TJSC devem assegurar que um quinto dos membros seja oriundo da advocacia e do Ministério Público). “A classe da advocacia de Santa Catarina ganha com a implantação de um processo de seleção mais democrático. É importante que todos exerçam o direito de votar, participando dessa escolha”, frisa o candidato. O voto é facultativo.

O candidato

Carlos Werner Salvalaggio exerce o ofício de advogado desde que se formou em Direito, pela Unisul de Tubarão, em 1993. Fez pós-graduações em Ciências Jurídicas - Dogmática Jurídica, também pela Unisul, e Direito da Economia e da Empresa, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui escritório em Criciúma, com atuação focada em Direito Empresarial. Entre 2010 e 2012 exerceu o cargo de conselheiro da OAB - Subseção Criciúma. Entre os anos de 2014 e 2017, lecionou no curso de Direito da UNESC, em Criciúma.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito