Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba de quem é a responsabilidade em casos de recolhimento de árvores em Criciúma

Há quase dois meses, um tronco caído em frente a uma residência gera transtornos no bairro São Luiz
Geórgia Gava e Stefanie Machado Criciúma, SC, 05/07/2022 - 11:31 Atualizado em 05/07/2022 - 11:34
Fotos: Celso dos Santos Gesuíno/ Divulgação
Fotos: Celso dos Santos Gesuíno/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por quase dois meses, um morador do bairro São Luiz, em Criciúma, enfrenta o transtorno de uma árvore caída em frente a sua residência, na Rua Júlio de Castilho. A situação tem gerado incômodo à população que vive no local desde maio, quando um temporal atingiu a região. 

Segundo um dos moradores da localidade, Celso dos Santos Gesuíno, a árvore foi cortada pela Defesa Civil, no entanto, não foi retirada e continua nos pátios de uma residência. "Eu fui na prefeitura e me deram o telefone da Defesa Civil. Telefonei, eles vieram, em seguida, desobstruíram a passagem dos carros e, quando estavam cortando, disseram que eu que daria um jeito de tirar. Me falaram que eles só têm a função de desobstruir", comenta o morador. "Eles ficam passando de um para o outro, enrolando e, até agora, nada", conta. 

O que pode ser feito?

Casos como o de Gesuíno colocam em dúvida quem deve recolher a árvore e solucionar de vez o problema. Para o diretor de Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, depende da situação. Se a árvore estiver dentro do terreno, a responsabilidade é do proprietário. Quanto ao espaço público, é necessário fazer uma análise particular de cada caso. 

"Quando a gente fala de passeio público, também é responsabilidade do dono da casa. Mas, também pode ser feito pela prefeitura", destaca. "Se for uma árvore que caiu no asfalto e que tranca o portão do morador, por exemplo. Aí sim, a gente desobstrui a passagem e encaminha para a municipalidade", explica o diretor. 

Além disso, em situações como essa, a Diretoria de Meio Ambiente também faz a poda e o recolhimento de árvores. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito