Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba como foi o Fórum Gemellaggio do Amanhã em Urussanga

Evento ocorreu na manhã deste sábado, dia 21, com transmissão ao vivo pela rádio Som Maior e portal 4oito
Por Geórgia Gava Urussanga, SC, 21/05/2022 - 15:06 Atualizado em 21/05/2022 - 15:24
Foto: Manuela Silva/ 4oito
Foto: Manuela Silva/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um grande passo foi dado na manhã deste sábado, dia 21, em Urussanga. O Fórum Gemellaggio do Amanhã reuniu inúmeras lideranças e entusiastas da cultura italiana, em busca da elaboração de novos passos e ações para desenvolver os laços com a cidade-irmã, Longarone. O evento contou com a participação da rádio Som Maior e do portal 4oito, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

LEIA MAIS:

Saiba o que é um Gemellaggio

Na Sociedade Recreativa de Urussanga (SRU), os participantes do Fórum do Amanhã puderam compartilhar sugestões para impulsionar o município junto ao Gemellaggio com Longarone. Lideranças regionais, nacionais e internacionais, como o prefeito da cidade-irmã, Rodrigo Padrin, e do senador italiano, Fábio Porta, evidenciaram a importância do pacto de amizade entre as duas nações.

Logo no início do encontro, o prefeito de Urussanga, Jair Nandi, falou sobre a importância do Fórum do Amanhã. "É um momento singular. Temos falado que esse é um processo histórico muito importante. Quando nós pensamos nessas comemorações, imaginávamos relembrar a história e como ela foi importante para o município, onde o sonho das pessoas em transformar o pacto permitisse um investimento significativo na cidade”, frisa. 

Entre os dias 19 a 26 de maio, Urussanga também celebra os 30 anos de aniversário do Gemellaggio com Longarone, na Itália. Então, além da expectativa em construir novas ações, também há o espírito de comemoração das três décadas de parceria entre os dois municípios. “O mundo está muito virtual, os pactos de amizade entre as nações são extremamente importantes", defende Nandi. 

O Fórum do Amanhã também recebeu convidados do Rio Grande do Sul. Zenesio Trevisan e Nair Moraes Arruda, após oito horas de viagem, de Marau a Urussanga, compartilharam experiências sobre o pacto de amizade entre a cidade em que vivem e Isola Vicentina, na Itália. “Gemellaggio é a distância que nos une e é do nosso sangue", disse o professor de italiano. 

João Luis Silva Rieth, coordenador do curso de Design da Unesc, esteve a trabalho na comuna de Itália. Por lá, o arquiteto pôde colher dados e informações importantes da riqueza cultural da região. "Longarone é uma cidade de cinco mil habitantes, mas que tem muitos potenciais a serem explorados, como o industrial, turístico, gastronômico e feiras comerciais. É surpreendente um município tão pequeno que oferece tanto", conta. 

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o município do Sul Catarinense poderá potencializar as discussões que foram apresentadas durante o Fórum. “E transformá-las em projetos estruturantes que, talvez, até, ultrapassem a questão do próprio pacto de amizade. E que construam oportunidades de ampliar, ainda mais, o desenvolvimento socioeconômico da nossa Urussanga, compartilhada com Longarone, aquela cidade charmosa”, comenta.

O historiador Nevton Bortolotto deu uma verdadeira aula sobre o que é o pacto de amizade entre as nações e o que ele representa à população. “O Gemellaggio não nasce facilmente, como muitos devem pensar. É algo intrínseco ventral. Não é uma relação de uma associação comercial ou industrial com outro país que você trata por ofício ou leis. É muito mais que isso”, explica. 

As comemorações em alusão aos 30 anos do Gemellaggio entre Urussanga e Longarone seguem até o dia 26 de maio. 

Veja a transmissão do Fórum Gemellaggio do Amanhã no Youtube do portal 4oito:

Detalhes da transmissão:

12:25

Fim da transmissão! Acompanhe detalhes do Fórum Gemellaggio do Amanhã no portal 4oito. Até mais!

12:22

"Por várias vezes, aqui, eu cheguei a me emocionar. O segundo Fórum está para ser realizado em outubro deste ano. Hoje, foi uma pequena amostra. As ideias que foram colhidas são de fundamental importância", comenta o prefeito de Urussanga, Jair Nandi.  

12:17

Os dados e informações coletados durante o Fórum Gemellaggio do Amanhã estarão disponíveis, em breve, no portal 4oito. 

12:15

Fórum Gemellaggio do Amanhã se encaminha para o encerramento.

12:06

Agora, os resultados dos questionamentos coletados no Fórum Gemellaggio do Amanhã são apresentados.  

12:04

"Hoje, estamos assinando um novo pacto e relançamos um novo acordo entre as cidades e, por isso, parabenizo a organização. Tenho certeza que a partir do pacto de amizade, muitas coisas surgirão, em termos de valorização da cidade-irmã de Urussanga", comenta Porta. 

12:01

Fala, neste momento, à Som Maior, o senador italiano Fábio Porta.

11:59

"Que o futuro do pacto continue trazendo bons frutos a Urussanga e Longarone", comenta o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, durante o recado deixado às pessoas presentes no Fórum Gemellaggio do Amanhã.

11:49

Acompanhe ao vivo pelo Youtube do portal 4oito ou no FM 100,7. 

11:47

Prefeito de Longarone, Roberto Padrin, deixa um recado especial aos presentes no Fórum do Gemellaggio do Amanhã, em Urussanga. 

11:43

"Gemellaggio não nasce facilmente, como muitos devem pensar. É algo intríseco ventral. Não é uma relação de uma associação comercial ou industrial com outro país que você trata por ofício ou leis. Gemellaggio é muito mais que isso", comenta Nevton Bortolotto, historiador. 

11:30

"Sou filho de imigrante italiano. Mas tenho orgulho de ser brasileiro, amo meu estado e meu município. Nós trabalhamos para fazer esse Gemellaggio, fizemos uma comitiva e não tinha uma luz acesa quando entramos em Longarone. Quando chegamos, acenderam todas", enfatiza o prefeito de Urussanga, à época que o Gemellaggio foi firmado, Vanderlei Rosso. 

11:22

Transmissão volta ao Fórum Gemellaggio do Amanhã. 

11:21

Confira a programação das festividades dos 30 anos de Gemellaggio:

11:18

"Nesses 30 anos de amizade e cultura, estamos com um superávit imenso. Agora, focamos no desenvolvimento. Esse evento, hoje, é muito significativo para que a gente consiga trilhar os próximos 30 anos e que o retorno seja diferente do que já foi", acrescenta Fabro.  

11:15

"A gente tem uma história e estamos conseguindo revivê-la hoje", diz, emocionado, o presidente da Comissão Organizadora do 30º aniversário do Gemellaggio, Luiz Antônio Fabro.  

11:13

A transmissão ao vivo, agora, volta ao programa Rittorno Alle Origini, enquanto as lideranças presentes discutem o tema. 

11:12

A segunda etapa do Fórum do Gemellaggio do Amanhã provoca discussões acerca da pergunta: "Quais são as oportunidades colocadas pelo Gemellaggio para o desenvolvimento de Urussanga?". 

11:07

Os vídeos apresentados durante o Fórum Gemellaggio do Amanhã podem ser vistos no Youtube do portal 4oito, na transmissão ao vivo. Acesse: https://youtu.be/5VdMGsk2F5g

11:05

Rieth apresenta os setores potenciais de Longarone, como o turismo cultural, cicloturismo, gastronomia e feiras. 

10:53

Neste momento, quem fala é o coordenador e professor da Unesc, João Luis Silva Rieth. Ele comenta sobre as potencialidades de Longarone, enquanto esteve na Itália durante estudos e trabalho. 

10:51

Transmissão ao vivo volta às discussões do Fórum Gemellaggio do Amanhã. 

10:50

"Em Longarone, se alguém de Urussanga for lá e avisar, eles vão fazer um jantar para 50 pessoas. Todos são bem recebidos. O importante, agora, é conseguir materializar mais ações", comenta Maccari.

10:47

Agora, o membro da diretoria da Trevisani Nel Mondo e ativista da cultura italiana, Sérgio Maccari, partipa do programa Rittorno Alle Origini, da Som Maior. 

10:44

O prefeito de Urussanga, Jair Nandi, fala no programa Rittorno Alle Origini.

10:42

Inicia, agora, uma das oficinas no Fórum do Gemellaggio do Amanhã, que prevê discussões sobre o pacto de amizade entre Urussanga e Longarone. Primeira pergunta a ser respondida pelos presentes. "Quais são os desafios e percalços que Urussanga tem, com relação ao Gemellaggio?". 

Na Som Maior, você acompanha o Rittorno Alle Origini. 

10:37
Foto: Manuela Silva/4oito

 

10:36

Os representantes do município de Marau vieram a Urussanga compartilhar detalhes da trajetória e do Gemellaggio entre o município e Isola Vicentina. 

10:35

A festa do Gemellaggio que celebra o pacto entre a cidade de Marau, no Rio Grande do Sul, e Isola Vicentina, na Itália, acontece durante todo o mês de junho.

10:31

"Gemellaggio é a distância que nos une e é do nosso sangue", enfatiza Trevisan.

10:22

"O Gemellaggio é algo que a gente tem no sangue", comenta Trevisan. 

10:21

Zenesio Trevisan e Nair Moraes Arruda, após oito horas de viagem, de Marau (RS) a Urussanga (SC), compartilham experiências no Fórum do Gemellaggio do Amanhã. Ouça no FM 100,7 ou no Youtube do portal 4oito. 

10:17

Representantes do município de Marau, no Rio Grande do Sul, falam à rádio Som Maior, diretamente do Fórum do Gemellaggio do Amanhã.

10:09
Público presente na Sociedade Recreativa de Urussanga/ Foto: Manuela Silva/4oito

 

10:07

"A Unesc tem um setor específico para o planejar e acompanhar o desenvolvimento dos municípios. Estou certa, que a partir de hoje, poderemos potencializar muito, ainda, as discussões que aqui surgirem, transformando-as em projetos estruturantes que, talvez, até, ultrapassem a questão do próprio pacto da amizade, mas sim, construam oportunidades de ampliar, ainda mais, o desenvolvimento socioeconômico da nossa Urussanga, compartilhada com Longarone, aquela cidade charmosa, que como Urussanga, tem gente trabalhadora e focada no desenvolvimento. Territorialmente, são muito parecidas. Agora, depois de uma pandemia, elas têm o desafio de retomar esse pacto que amplia ainda mais as oportunidades", comenta a reitora da Unesc, Luciane Ceretta.

10:00

"Este é um momento singular. Temos falado que esse é um processo histórico muito importante. Quando nós pensamos nessas comemorações, imaginávamos relembrar o processo histórico, como foi importante para Urussanga, onde o sonho das pessoas em transformar o pacto permitisse um investimento significativo na cidade, além da amizade e do desenvolvimento socioeconômico que também existiu. Hoje, temos a oportunidade de discutir aquilo que se quer para os próximos 30 anos. Temos certeza que sairá um pacto de trabalho. O Gemellaggio existe para relembrarmos a nossa história, porque os nossos antepassados construíram tudo isso, cabe a nós sabermos cultivar e dar perenidade. O mundo está muito virtual, os pactos de amizade entre as nações são extremamente importantes", diz o prefeito de Urussanga, Jair Nandi, na abertura do Fórum. 

09:47

O que pode ainda ser construído e encaminhado via Gemellaggio entre Urussanga e Longarone? Acompanhe, agora, na rádio Som Maior e no Youtube do portal 4oito. 

09:41

Neste momento, na rádio Som Maior, você acompanha o programa Rittorno Alle Origini, diretamente de Urussanga.

09:34

"Longarone é uma cidade de cinco mil habitantes, mas que tem muitos potenciais a serem explorados, como o industrial, turístico, gastronômico e feiras comerciais. É surpreendente uma cidade tão pequena que oferece tanto", comenta o coordenador do curso de Design da Unesc, João Luis Silva Rieth, que esteve na comuna italiana e hoje apresenta seu case no Fórum Gemellaggio do Amanhã.

09:24

"Longarone serve como um portal, uma janela aberta com quem conseguimos dialogar primeiro. Ela também nos leva a outros lugares. A Itália não se resume somente a Longarone. E esse também é um desafio nosso", comenta Eduardo Bonetti, secretário da Comissão dos 30 anos de aniversário do Gemellaggio. 

09:07

"Nós precisamos lembrar do processo histórico ao longo desses 30 anos de parceria. Com certeza, mudou a cara da cidade. Essa história mostra que o pacto entre Urussanga e Longarone é de muito sucesso", comenta o prefeito, Jair Nandi, em entrevista à rádio Som Maior. 

09:03

Bom dia! A partir de agora, você acompanha o minuto a minuto da transmissão do Fórum Gemellaggio do Amanhã, com a equipe da rádio Som Maior e do portal 4oito, diretamente do Clube de Urussanga. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito