Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba como está a preparação dos 12 times para o Campeonato Catarinense

Reforços, expectativas e objetivos diferenciam os clubes
Por Renan Medeiros 08/01/2024 - 06:02 Atualizado em 08/01/2024 - 09:21

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Está quase. O Campeonato Catarinense começa daqui a 12 dias e os times da competição estão, cada um à sua maneira, preparando-se para a disputa.

Veja quais as abordagens de cada um no que diz respeito a reforços, pré-temporada e objetivos.

Avaí

Foto: André Palma Ribeiro/Avaí

O Avaí foi o último do Campeonato Catarinense a iniciar a pré-temporada. O grupo se reapresentou no dia 2 de janeiro, com dez novos jogadores. Entre os reforços, estão o atacante Hygor, ex-Criciúma, e o zagueiro Tiago Pagnussat, formado na base do Tigre.

O elenco é experiente. O Leão também manifestou interesse em Léo Gamalho, do Vitória, para compor o ataque. O técnico continua a ser Eduardo Barroca, que tem a pressão de fazer o Avaí voltar a competir na parte de cima dos campeonatos que disputa. O clube não terá a Copa do Brasil no calendário deste ano.

Olho nele: o goleiro Igor Bohn foi o principal responsável pela arrancada que evitou o rebaixamento à Série C. 

Barra

Foto: Maria Eduarda

Depois de uma campanha sólida no Campeonato Catarinense de 2023, o Barra tenta se firmar como um clube médio de Santa Catarina. A pré-temporada começou cedo, no dia 20 de novembro, quando o Criciúma ainda nem tinha terminado a disputa da Série B.

Nove jogadores foram promovidos da base. Um deles é o goleiro Guilherme Lira, que completará 17 anos na semana que vem. O time de Balneário Camboriú tem vaga garantida na Série D do Brasileiro em 2024. O técnico é Eduardo Souza, que tem passagens recentes por Londrina e Atlético Goianiense.

Olho nele: o atacante Adilson Bahia foi o artilheiro da equipe no último estadual. Ele volta ao Barra depois de disputar a Série D pelo Athletic.

Brusque

Foto: Lara Vantzen/Brusque FC

Vice-campeão e recém-promovido à Série B do Brasileiro, o Brusque já está no patamar de cima do futebol catarinense há alguns anos. É um dos favoritos ao título. A pré-temporada começou no dia 11 de dezembro e o clube mantém a base dos últimos anos. Nomes já conhecidos como Matheus Nogueira, Alex Ruan, Rodolfo Potiguar, Guilherme Queiroz, Olávio e Ianson, cria da base carvoeira, continuam.

Entre os reforços estão Cristovam e Serrato, ambos com passagem pelo Tigre. O técnico Luizinho Vieira tem a confiança da diretoria e da torcida. Nesse sábado (6), o Brusque venceu por 4 a 0 o São Joseense em jogo-treino.

Olho nele: artilheiro do time na Série C, Guilherme Queiroz é sempre promessa de gols.

Chapecoense

Foto: Tiago Meneghini/Chapecoense

A Chapecoense fez uma campanha ruim na Série B e escapou do rebaixamento apenas na última rodada. Claudinei Oliveira continua no comando, mas, para 2024, a renovação do elenco foi significativa. Houve a manutenção de apenas quatro atletas da temporada anterior.

A pré-temporada começou no dia 26 de dezembro. Entre os reforços, estão nomes como Marlone, Osman Jr, Thomás Bedinelli, além de Eduardo e Foguinho, ex-volantes do Criciúma.

Olho nele: o goleador Perotti voltou de empréstimo ao Japão e, na bagagem, trouxe esperança de dias melhores para o Verdão.

Concórdia

Foto:  Ricardo Artifon/Concórdia

Depois de uma campanha sólida no Catarinense de 2023 e do vice-campeonato da Copa Santa Catarina, o Concórdia almeja uma temporada sem sustos, mas será difícil. Com dificuldades financeiras, o clube não se reforçou como os principais concorrentes. Neste domingo (7), o Galo do Oeste perdeu por 3 a 0 o jogo-treino contra o Ypiranga, em Erechim (RS).

O time mescla a experiência de atletas rodados, como os zagueiros William Alves e Perema, com jogadores bem jovens, como os irmãos Hector e Herick, de 18 e 17 anos. A pré-temporada começou no dia 20 de dezembro. 

Olho nele: ainda tentando se firmar na equipe principal, o meia Hector, de 18 anos, pode se tornar uma das revelações do campeonato.

Criciúma

Foto: Celso da Luz/Cricúma EC

Pela primeira vez em muitos anos, o Criciúma chega como principal favorito ao título. Único catarinense na Série A, o Tigre manteve uma base significativa da campanha bem-sucedida na Série B e trouxe reforços pontuais, mas expressivos, com foco no mercado sul-americano.

Miguel Trauco, Yerson Candelo, Baltasar Barcia e Renato Kayzer são as novidades para 2024. Outros devem chegar ainda antes do estadual. A pré-temporada começou no fim de dezembro. A estabilidade financeira do clube é o principal diferencial em relação aos outros grandes de Santa Catarina.

Olho nele: os reforços agradaram a torcida, mas Eder ainda é o melhor jogador do elenco e ídolo.

Figueirense

Foto: Divulgação/Figueirense

As mudanças mais importantes do Figueirense para 2024 ocorreram na área administrativa. O fundo Clave Capital assumiu a gestão do futebol e aportou recursos sob a promessa de construir um time competitivo. O técnico escolhido pelos novos gestores foi João Burse, ex-Vitória.

O Figueira contratou o goleiro Vinicius Barreta, formado no Criciúma e com passagens pela Seleção Brasileira Sub-20. Mas não há nenhum reforço em particular que tenha despertado maior atenção. Também chegaram Genilson (zagueiro), Rafael Ribeiro (zagueiro), Cedric (lateral-direito), Jonathan (lateral-esquerdo), Tito (lateral-esquerdo), JP Iseppe (volante) e Matheus Farinha (volante). A pré-temporada começou no dia 11 de dezembro. O Alvinegro é o adversário do Criciúma na estreia. O jogo será no dia 20 (um sábado), às 16h30, no Heriberto Hülse. 

Olho nele: o goleiro Thiago Gonçalves salvou o Figueirense do rebaixamento à Série D e está nas graças da torcida alvinegra.

Hercílio Luz

Foto: William Lampert/Hercílio Luz

O ano que passou não foi ruim para o Hercílio Luz, mas a torcida ficou com a sensação de que poderia ter sido ainda melhor. O técnico Felipe Moreira chegou com a missão de corresponder às expectativas elevadas para 2024. Outro reforço notável é na gestão do futebol, com a chegada do criciumense Pedro Smania, que acumula experiência na Série A do Brasileiro.

Com uma atuação “pés no chão” no mercado, o Hercílio buscou reforços jovens, como o atacante argentino Joaquin Zappacosta, de 19 anos. O clube tem o dinheiro da venda de 40% dos direitos do atacante André Henrique para o Grêmio. O Tricolor gaúcho comprou por R$ 6,4 milhões, sendo que metade é para o Leão do Sul e metade para o Capivariano. Na pré-temporada, empatou em 1 a 1 em jogo treino contra o sub-20 do Criciúma.

Olho nele: artilheiro do time na Série D, o ponta Anderson Ligeiro é um dos titulares remanescentes.

Inter de Lages

Foto: Gabriel Athayde/Inter de Lages

Vice-campeão da Série B do Catarinense, o Inter de Lages tem tradição, mas chega com um dos prognósticos menos favoráveis para 2024. O clube quase ficou sem estádio para jogar, quando o Ministério Público contestou o investimento da Prefeitura no gramado do Tio Vida. A preparação começou no dia 28. O técnico é Evandro Guimarães, remanescente de 2023.

Os reforços são experientes e rodados em clubes médios e pequenos: atacante Marcelinho (29 anos), o lateral esquerdo Julinho (36) e o zagueiro Diogo Rangel (32). No único jogo-treino até aqui, o Inter empatou em 2 a 2 com um combinado de atletas do futebol amador da Região Serrana.

Olho nele: para fazer um bom campeonato, o Leão Baio precisará incorporar o espírito “pitbull” do volante e capitão Bruno Sena.


Joinville

Foto: Gustavo Mejía Quintero/JEC

O JEC tenta voltar a figurar entre os principais times de Santa Catarina, mas a missão é dura. A principal meta do curto prazo é voltar para a Série D.

Para isso, o Joinville aposta na experiência. Os principais reforços para 2024 são o volante Bruno Silva e o lateral-esquerdo Diego Renan, capaz de atuar também pela direita. O clube também contratou o experiente Muriqui, ex-Avaí, e o jovem Vitor Leque, de 22 anos, ex-Cruzeiro. Até Vagner Love foi sondado, mas o atacante foi para o Atlético-GO. A pré-temporada começou no dia 20 de novembro.

Olho nele: Muriqui tem 37 anos, mas ainda é capaz de fazer gols. No ano passado, pelo Remo, anotou 12 vezes em 36 jogos.

Marcílio Dias

Foto: Vica Bueno/CNMD

Atual campeão da Copa Santa Catarina e com vaga garantida na Copa do Brasil, o Marinheiro ainda tenta chegar à Série D do Campeonato Brasileiro. O time está em preparação desde 11 de novembro e já anunciou um pacotão de reforços. O Marcílio também integrou ao elenco profissional para a pré-temporada o atacante Davi Schwenck (sim, filho daquele Schwenck).

Antes do Catarinense, o Marcílio encara o Criciúma no Heriberto Hülse para a Recopa. O jogo será no dia 16 de janeiro, às 20h. O Marinheiro ganhou todos os três jogos-treino que fez, contra o sub-20 do Figueirense e as equipes principais de Barra e Nação.

Olho nele: O time é Marinheiro mas a força é aérea. O zagueiro Sandro, ex-Criciúma, fez gol de cabeça nos três jogos-treino.

Nação Araquari

Foto: Ruan Cesar da Silva/Nação Araquari

De casa nova (pela terceira vez), atual campeão da Série B do Catarinense, como todo time que chega à Série A pela primeira vez, o Nação quer garantir a permanência. Qualquer posição acima do décimo lugar para cima será comemorada.

O elenco é jovem. A maioria das contratações está na faixa dos 20 a 25 anos de idade. Sandro Sargentim é o técnico. Ele veio do Resende (RJ), por onde também passou o meia-atacante Brendon Sobral, de 21 anos, um dos reforços para 2024. 

Olho nele: o zagueiro canhoto Paulo Fales é um dos pilares do time do Nação.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito