Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba como chegam os times para a estreia no Catarinense

Todos os jogos da primeira rodada ocorrem neste fim de semana
Por Renan Medeiros 20/01/2024 - 06:00
Foto: Bianca Coan/Hercílio Luz
Foto: Bianca Coan/Hercílio Luz

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Campeonato Catarinense começa neste sábado (19) com o duelo entre o Criciúma, atual campeão, e o Figueirense. Outros cinco jogos fecham a rodada entre sábado e domingo.

Veja, abaixo, um panorama com a situação de cada time para a estreia.

Criciúma x Figueirense - sábado, às 16h30

O jornalista Enio Biz detalha tudo sobre este confronto. O Criciúma é o atual campeão catarinense e o principal time de Santa Catarina na atualidade. O objetivo carvoeiro é ser campeão. O adversário é um Figueirense totalmente reformulado e cujas contratações não deixaram a torcida otimista. A esperança alvinegra reside no técnico João Burse e na possibilidade de ter um time que seja, ao menos, ajeitado. Não existe partida entre Criciúma e Figueirense que não seja interessante.

Joinville x Marcílio Dias - sábado, às 18h30

Com um elenco recheado de jogadores experientes, o Joinville recebe em casa o Marcílio Dias, atual campeão da Copa Santa Catarina, mas que sequer ameaçou o Criciúma na Recopa. Bruno Silva, Diego Renan, Muriqui e companhia vão encarar um Marinheiro mais entrosado e com um histórico recente mais interessante. Nenhum dos dois tem vaga assegurada na Série D de 2025 e esta é a meta para ambos. Talvez seja o jogo mais imprevisível da rodada, assim como o que vem logo a seguir.

Chapecoense x Hercílio Luz - sábado, às 19h30

Por razões diferentes, os dois times têm a pressão de fazer um Campeonato Catarinense melhor do que em 2023. A Chapecoense, por ser uma das principais forças do futebol estadual nos últimos anos. O Verdão quer reverter uma fase ruim que quase culminou no rebaixamento à Série C do Brasileiro. A reformulação foi grande, mas o elenco está sob a batuta do experiente técnico Claudinei Oliveira. Para o Hercílio Luz, a expectativa ficou alta depois do sentimento de que o título era possível no ano passado após uma primeira fase quase perfeita. O Leão do Sul foi eliminado pelo Criciúma na semifinal. O time tubaronense joga à sombra da própria campanha passada e quer, novamente, ser a sensação do campeonato.

Inter de Lages x Concórdia - domingo, às 16h

Há motivos para acreditar que este seja o jogo que mais deixe a desejar tecnicamente. Segundo colocado na Série B em 2023, o Inter de Lages tem a tradição como fiadora da esperança dos torcedores. Em campo, o Leão Baio é ainda um mistério. Fez jogos-treinos contra times amadores. Depois de uma boa campanha em 2023 e o vice da Copa Santa Catarina, o Concórdia enfrenta dificuldades para manter as contas em dia. Aposta na experiência no setor defensivo e tem opções jovens do meio para frente. Nenhum dos dois clubes fez “loucuras” no mercado da pré-temporada, mas também não trouxeram notícias promissoras para os torcedores.

Barra x Brusque - domingo, às 18h

Um jogo que promete equilíbrio. O Barra tem um projeto promissor e aposta em atletas jovens para ser competitivo no longo prazo. Em 2023, chegou até a semifinal e superou as expectativas. De outro lado, há um recém-promovido à Série B do Brasileiro. O Brusque já está há alguns anos na prateleira de cima do futebol catarinense e é um dos candidatos ao título. Cada um a seu modo e em diferentes pretensões de curto prazo, Barra e Brusque são dois dos projetos bem organizados do futebol catarinense.

Avaí x Nação Araquari - domingo, às 19h

No papel, o Avaí é favorito óbvio para o confronto que fecha a rodada, assim como é um dos favoritos ao título. Mas o peso da camisa não é o único fator em campo. O Leão pega um adversário que já fez jogos treinos e está há mais tempo se preparando para a competição. O objetivo do Nação, recém-promovido, é permanecer na elite do futebol catarinense. O momento mais propício para tirar pontos dos clubes grandes é agora no começo, enquanto eles ainda estão no início da preparação. O Avaí foi o último time a se apresentar para a pré-temporada, que só começou no dia 2 de janeiro, mas investiu pesado em reforços.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito