Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Rota turística entre SC e RS entra na reta final das obras e pode abrir antes do prazo

Trecho em Praia Grande deve receber pedestres e ciclistas primeiro; veículos dependem do clima

Por Maryele Cardoso Criciúma, SC, 18/07/2026 - 07:01
Serra do Faxinal alcança 98% da pavimentação e entra na fase final da obra I Foto: Divulgação/4oito
Serra do Faxinal alcança 98% da pavimentação e entra na fase final da obra I Foto: Divulgação/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com 98% da pavimentação concluída, as obras da Serra do Faxinal, na SC-290 em Praia Grande, entraram na reta final. A expectativa é de que a rodovia seja entregue em outubro, enquanto o Governo do Estado trabalha para antecipar liberações parciais do trecho para pedestres, ciclistas e veículos leves, conforme as condições climáticas.

O andamento dos trabalhos foi acompanhado de perto na sexta-feira (17) pelo governador Jorginho Mello, que visitou o canteiro de obras para fiscalizar a execução dos serviços e cobrar o cumprimento do cronograma. "Está concretado", resumiu o governador nas redes sociais.

LEIA MAIS:

Obra entra na reta final

Responsável pela supervisão de engenharia da Fraga Engenharia, empresa que executa a obra, Alexandre Martins explicou que a pavimentação dos 15 quilômetros da rodovia está praticamente concluída. Segundo o engenheiro, a construção do viaduto precisou ser readequada para atender às exigências ambientais estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

"A última etapa é um viaduto de aproximadamente 300 metros, que é justamente o trecho mais complexo da obra. O viaduto proposto no projeto original não seria possível executar e atender, ao mesmo tempo, às condicionantes ambientais exigidas pelo Ibama. Então a empresa apresentou uma proposta de alteração do projeto para acelerar a execução e reduzir o tempo de fechamento da serra", conta ele.

Trecho inicial já está aberto para visitação

Com a pavimentação praticamente concluída, parte da Serra do Faxinal já pode ser utilizada por moradores e turistas.

"Como já temos 98% da obra pavimentada em concreto, existe um bom trecho com possibilidade de circulação. Até o primeiro mirante a serra está liberada para veículos. A interdição permanece apenas a partir do Morro dos Cabritos, onde está sendo construído o viaduto."

A expectativa é que, após uma nova avaliação das condições climáticas, o Governo do Estado e a Fraga Engenharia atualizem o cronograma das liberações parciais. A previsão segue sendo inaugurar a obra em outubro, antecipando o prazo contratual, que se estende até dezembro.

Ao lado da equipe técnica, Jorginho Mello vistoria obras da Serra do Faxinal I SIE/4oito

 

Alteração no projeto reduziu tempo de interdição

De acordo com Martins, a reformulação do projeto trouxe um ganho importante para o cronograma da obra, que está no 74º dia de execução da obra do viaduto.

"A previsão inicial era de um fechamento superior a um ano, mas com a readequação do projeto de engenharia, esse período caiu para aproximadamente quatro meses", relata o engenheiro.

Além disso, durante a vistoria, uma das principais solicitações do governador foi buscar alternativas para liberar o trânsito antes da conclusão definitiva da obra. A expectativa é que, na primeira semana do próximo mês, o trecho seja liberado para a passagem de pedestres, ciclistas e, possivelmente, motociclistas, desde que as condições climáticas permitam. A liberação para veículos leves também está em estudo e dependerá da evolução dos trabalhos e do comportamento do tempo.

Jorginho Mello visita obras da Serra do Faxinal para acompanhar cronograma de execução I Foto: SIE/4oito

"Foi solicitado pelo Governo do Estado uma abertura o mais rápido possível, pelo menos para veículos leves. Se o tempo colaborar, a previsão é que até o próximo mês essa pista já possa ser liberada. Já a partir da primeira semana do próximo mês, já deve estar liberada a passagem para pedestres, ciclistas e talvez motociclistas. A liberação para veículos leves ainda depende das chuvas dos próximos dias", afirma Martins.

Segundo o engenheiro, apesar da complexidade da etapa final, o cronograma permanece dentro do previsto e até mesmo adiantado em relação ao contrato.

"O cronograma geral está com inauguração prevista para outubro, já pelo contrato vai até dezembro, mas estamos trabalhando para antecipar essa entrega", diz ele.

Governador acompanha de perto reta final das obras da Serra do Faxinal I Foto: SIE/4oito

Preservação ambiental foi destaque durante a visita

Além da evolução dos trabalhos, a visita também teve como foco o cumprimento das exigências ambientais, consideradas fundamentais para a execução da obra em uma região de grande sensibilidade ecológica.

"O governador frisou a importância das questões ambientais, pois é uma serra com uma sensibilidade muito maior por causa dos cânions e dos parques existentes na região. Estamos atendendo todas as condicionantes ambientais e a obra é acompanhada por uma fiscalização bastante rigorosa dos órgãos federais e estaduais", finaliza o engenheiro.

 

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito