Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rondas intensificadas na Escola Marcos Rovaris

Instituição de ensino voltou a ser alvo de ladrões, que furtaram a parte de alumínio de janelas
Por Francine Ferreira Criciúma - SC, 02/04/2019 - 06:36
Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna
Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Diante da informação de que a Escola de Educação Básica Marcos Rovaris, no Bairro Pinheirinho, foi alvo de furtos durante dois fins de semana seguidos, a Polícia Militar de Criciúma definiu uma série de ações, em parceria com a diretoria da instituição de ensino, para tentar coibir as ações criminosas no local. É que nos últimos dois fins de semana, a escola registrou furtos em três salas, nos quais os ladrões levaram as partes de alumínio de todas as janelas.

Conforme o comandante da 3ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, capitão Marcelo Rodrigues, assim que a corporação recebeu a informação sobre os furtos, na manhã de ontem, começou a trabalhar no acompanhamento da ocorrência.

“De imediato, vamos aumentar o número de rondas da guarnição de radiopatrulhamento nas madrugadas, que é geralmente o horário em que acontecem os furtos. Além disso, em contato com a diretora da escola, que é uma parceira da PM já de outras ocasiões, a orientamos a providenciar algumas melhorias na estrutura do colégio. Ela vai verificar a possibilidade de fazer uma manutenção geral nas árvores e no mato que existe do lado do colégio, bem como melhorar a iluminação de forma geral, no entorno da instituição e também na via pública, para coibir a ação de marginais”, elenca.

Uma outra solicitação seria pela instalação de pelo menos uma câmera de videomonitoramento próxima ao local onde os ladrões conseguem pular um muro e entrar no pátio da escola. “Em relação a esse ponto, repassamos que é uma questão que depende da Secretaria de Estado da Segurança Pública, e que é necessário encaminhar um ofício direto para a pasta”, completa o capitão.

Para o comandante da 3ª Companhia, o problema de furtos na região do Bairro Pinheirinho acontece por conta do grave problema existente, com o grande número de usuários de drogas no local. “As rondas escolares continuam sendo realizadas, buscando contato com professores e nas entradas e saídas de alunos do colégio. Já na madrugada, essas rondas e possíveis abordagens são feitas pela radiopatrulha. Além disso, também ressaltamos que é importante a participação da comunidade, trancando as casas e instalando alarmes, quando possível, para inibir a ação criminosa”, argumenta.

Dois anos depois, furtos voltaram

Em 2017, a Escola Marcos Rovaris havia registrado diversos furtos, tanto de câmeras de segurança, quanto de aparelhos de ar-condicionado, utensílios de cozinha e alimentos. No entanto, desde então o problema não vinha mais sendo percebido na instituição.

Até que, de acordo com a diretora Cristiane Tereza, um terreno nos fundos da escola foi nivelado e, no lugar de uma grande quantidade de terra que obstruía uma passagem, foi construído um muro baixo, que facilita a entrada de ladrões. “Em dois fins de semana, entraram em três salas e furtaram onze basculantes. A Gerência Regional de Educação nos repassou que, até o fim da semana, as janelas serão arrumadas”, acrescenta.

A escola conta com 17 pontos de alarme e dois guardas, que fazem a vigia das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira. “Há uns dois anos não acontecia nenhum tipo de furto, começou na semana passada. No verão, muitos colégios da região foram arrombados e o nosso havia ficado de fora. Mas tenho medo que, agora, volte a acontecer em todos os fins de semana”, reforça a diretora.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito