Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rodovia da Imigração Italiana: Segunda etapa das obras será licitada no início de maio

Pedras Grandes comemora nesta semana os 145 anos da Imigração Italiana, em Azambuja
Por Enio Biz Pedras Grandes, SC, 29/04/2022 - 14:46
Foto: Peterson Paul / Secom
Foto: Peterson Paul / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi (PP), comemorou o avanço das obras da Rodovia da Imigração Italiana. Em entrevista ao programa Conexão Sul desta sexta-feira (29), na Rádio Som Maior, o chefe do executivo enalteceu a parceria com o governo estadual e informou que no próximo dia 5 de maio, será lançada a licitação da segunda etapa das obras, que fica entre Azambuja até a divisa com Urussanga.

"Essa parceria que conseguimos estabelecer com o governo estadual, com o governador que já circulou muito de bicicleta por toda essa região, nos dá um presente. É a rodovia da Imigração Italiana. A primeira etapa, em um bom trecho, já está com capa asfáltica. A segunda etapa, entre Azambuja e a divisa com Urussanga, são mais 18 milhões em investimentos, estamos abrindo a licitação no dia 5 de maio. É um presente essa infraestrutura que está sendo disponibilizada, pois dará um outro norte para a nossa economia para o município de Pedras Grandes", comemora.

Torre de Pisa

A réplica da Torre de Pisa será erguida no centro do distrito de Azambuja. Diferente do monumento na Itália, a estrutura de Pedras Grandes terá multifinalidade. "Serão nove andares, com 30 metros de altura, e abrigará uma escola de língua italiana, algo ligado a colonização italiana. Um outro fator que apresentamos como desafio é o fato de ser o primeiro prédio do mundo a ser inclinado. Esse é um outro diferencial que irá contribuir para atração turística para a nossa região", pontua o prefeito.

Não há previsão para inaugurar a réplica. "Gostaria muito de inaugurar a Torre de Pisa dentro do meu mandato. Já temos uma parceria forte com a deputado Geovânia de Sá, que disponibilizou parte dos recursos para a construção, e agora estamos aguardando a finalização de um outro recurso que vem do governo estadual", explica Agnaldo Filippi.

145 anos de Colonização Italiana, em Azambuja

No início da semana teve início a programação oficial 145 anos de Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina e fundação de Azambuja, ocorrida em 1877. As festividades seguem até domingo (01). 

De acordo com o prefeito de Pedras Grandes, o maior legado deixado pelos imigrantes é a coragem.

"Recentemente, estive na Itália e visitei a região de onde veio a maioria das famílias. Pude constatar o que motivou a saída deles de lá. A fome, a guerra, o frio e a falta de perspectiva econômica foram os motivadores. Na época, a passagem oferecida gratuitamente e a oferta das colônias, dos terrenos, fez com que eles viessem para cá sem saber o que estariam encontrando. Essa região de Azambujanão tinha infraestrutura nenhuma e encontraram muitas dificuldades. A coragem e a perseverança são os grandes legados deixados pelos imigrantes", finaliza.

Foto: Divulgação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito