Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Roberto Cavalo reafirma importância de Wilsão no Criciúma

Os dois foram os convidados do programa Debate Aberto, da Rádio Som Maior, nesta sexta-feira
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 04/10/2019 - 13:31 Atualizado em 04/10/2019 - 13:31
Foto: Luana Mazzuchello
Foto: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os técnicos Roberto Cavalo e Wilsão foram os convidados do Debate Aberto, da Rádio Som Maior, desta sexta-feira, 4. Sim, ambos treinadores: a palavra é do próprio Cavalo, contratado para ser o comandante principal da comissão técnica. "No curso da CBF que eu participei do ano passado, tinham palestras italianos e alemães que diziam: não existe isso de auxiliar, todos são técnicos. Então sim, eu e Wilsão somos os técnicos do Criciúma", falou o treinador.

Além do relacionamento com o Wilsão, Cavalo falou sobre o perfil dos jogadores do Tigre, a falta de gols e de criação da equipe e o aproveitamento das categorias de base, que pode crescer nesta Série B com a dificuldade do clube em trazer reforços.

Base

Dos 22 jogadores do elenco do Tigre, dez são da base. Formar jogadores em casa pode ser mais barato e até trazer resultados melhores do que contratações de outros mercados do Brasil. Cavalo mostrou-se satisfeito com o que viu:

Nós ficamos muito felizes com os oito jogadores da base que viajaram pro jogo contra o Goiânia. Em todos os clubes que eu passei, valorizei muito a base. O Criciúma poderia estar melhor já nesse sentido, mas talvez algumas pessoas que passaram não valorizaram da maneira que deveria. A base faz a diferença, porque quando contratação não dá certo, o jogador fica ali te dando despesas e tirando oportunidade dos que querem chegar. Vamos rever a utilização da base, já foi falado com o Jaime (dal Farra)", conversou o técnico.

Identidade

O futebol do Tigre daqui para a frente seguirá o que foi visto nos cinco jogos com Wilsão e nos dois com Cavalo como técnico: um meio-campo intenso, com quatro jogadores no setor. 

“O Wilsão definiu quando assumiu o Criciúma. A gente conversa muito; é um sistema que foi começado pelo Wilsão, reforçando o meio de campo. O que cria a identidade é a manutenção dos atletas, com o rendimento e sempre exigindo um pouco mais", apontou Cavalo.

O treinador transpareceu entusiasmo com o começo de trabalho e projetou ainda uma evolução no desempenho. "Fomos bem contra o Botafogo, contra o Vila Nova tomamos um gol que não poderíamos ter tomado. Vamos treinar mais a bola parada, porque tomamos dois gols de cabeça fora de casa. Estamos no caminho certo, não vai mudar muito isso, mas vai melhorar", prometeu.

Falta de gols

O Tigre tem o pior ataque da competição. Fez apenas 18 gols em 26 jogos. Na avaliação de Cavalo, não é apenas um fator que contribui para o baixo desempenho ofensivo: o time cria pouco e aproveita pouco as chances que cria.

"Tem que criar mais e aproveitar melhor as jogadas. Qual chance que teve o Léo Gamalho na cara do gol? Não criamos tanto. Quando o adversário marca o Daniel Costa, que é a cabeça pensante, você tem pouca criação. Vamos dando moral aos jogadores, pra ganhar confiança", avaliou o técnico.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito