Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Risco gravíssimo: quais as regras que passam a valer

Em tempos de pandemia de Covid-19, novas medidas passam a entrar em vigor com a nova matriz de risco na Amrec
Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 27/11/2020 - 10:53 Atualizado em 27/11/2020 - 11:03
Limitações nas igrejas estão de volta, com diminuição no contingente de fieis permitidos / Arquivo / 4oito
Limitações nas igrejas estão de volta, com diminuição no contingente de fieis permitidos / Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na noite dessa quinta-feira, 27, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, decretou situação de calamidade pública no município. Em Turvo, os atendimentos no hospital da cidade aumentaram 900%. Já em Tubarão o prefeito Joares Ponticelli pode decretar toque de recolher a partir da meia-noite dessa sexta-feira, 27. Em Araranguá os casos monitorados saltaram de 40 para 450. Assim como esses municípios vários outros estão em situação crítica e buscando ações para conter o avanço do coronavírus no sul catarinense.

A correria começou já na quarta-feira, 25, quando a alteração no mapa de risco do estado colocou Amrec, Amesc e Amurel em condição gravíssima para contaminação pelo coronavírus.

Voltando para a cor vermelha (gravíssimo) a região conta a partir dessa sexta-feira, 27, com novas regras. Veja como fica por setor:  

Bares e restaurantes

Bares e restaurantes passarão a receber público menor e a fechar mais cedo. O número de pessoas por mesa será limitado a quatro. Além disso os estabelecimentos só podem receber clientes até às 23h e encerrar as atividades à meia-noite.

Igrejas

Respeitando o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento, as igrejas reduzem o público para 30%. Na matriz laranja, cultos e missas podiam receber 50% da capacidade dos templos. 

Eventos

Os eventos na matriz vermelha passam a ser proibidos, até mesmo os sociais, ou seja, aqueles que não efetuam cobrança de ingresso, como aniversários, casamentos, formaturas. Eventos comerciais, como casas de shows, boates, estes já estavam proibidos no laranja e continuam no gravíssimo.

Espaços públicos

O coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma reforça a importância das atividades físicas em espaços públicos, porém regras também precisam ser respeitadas. Atividades ao ar livre em parques e praças são recomendados. Atividades individuais esportivas como caminhadas, ciclismo, sempre com o uso de máscara. 

Academias

As academias, que podiam receber 50% do espaço na matriz amarela, na vermelha precisam diminuir para 30%.

Mercados

Os mercados, considerados serviços essenciais, tiveram o pedido de reforço das medidas. Nesses locais serão aferidas as temperaturas e a restrição de uma pessoa por família.

Transporte coletivo

Os ônibus podiam circular com 60% no laranja, e agora retornam para 50% na cor vermelha.

Comércio

Com a liberação da prova de roupas, calçados e acessórios, a Vigilância pediu aos comerciantes a importância de seguir todas as medidas sanitárias mais rigorosas, como a higienização a cada uso, higienização do vestuário após a prova, uso de máscara, higienização das mãos. 

Escolas

As aulas presenciais ficam proibidas, podendo apenas o reforço pedagógico individualizado.

Hotéis, pousadas, albergues e afins

Podem funcionar com apenas 30% e com todos os cuidados exigidos. 

Atividades industriais

No nível gravíssimo devem operar com 50% da capacidade e respeitar todos os protocolos de segurança.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito