Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rincão recebe atletas do Sul do Brasil para evento de iatismo

XXIV Taça Alberto Linebuger ocorre no Iate Clube Veleiros da Lagoa
Por Heitor Araujo Balneário Rincão, SC, 05/06/2021 - 19:43 Atualizado em 05/06/2021 - 21:24
Foto: Heitor Araujo / 4oito
Foto: Heitor Araujo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Balneário Rincão sediou a XXIV Taça Alberto Linebuger, evento de iatismo que recebeu atletas do Sul catarinense, de Florianópolis, Rio Grande do Sul e do litoral paulista.  O evento ocorreu entre os dias 3 e 5 de junho, na sede do Iate Clube Veleiros da Lagoa. 

Foram 21 duplas competidoras. Os vencedores ao final de oito regatas na Lagoa dos Esteves vieram de Florianópolis: Felipe de Linhares e Andreis Castro.

A Taça Alberto Linebuger homenageia o construtor de barco a vela Alberto Linebuger, falecido em 1996. Linebuger construiu barcos para atletas importantes em todo o país na classe Snipe.

"Em 1959 o estaleiro que Alberto Linebuger, de família tradicional de Criciúma, trabalhava foi contratado para fazer os barcos do Mundial. Veio gente do mundo todo e o trabalho dele foi bastante elogiado e começou assim a tradição dele", explicou o comodoro de eventos do ICVL, Eduardo Mondardo.

A Taça Alberto Linebuger é bastante tradicional no circuito sul-brasileiro do iatismo. Importantes nomes como André Fonseca, campeão Mundial júnior e Alexandre Paradeda, campeão Pan-americano do Rio de Janeiro em 2007, estão no rol de vencedores do torneio. 

"Essa classe, a Snipe, é uma das mais importantes para o velejador, porque tem as mesmas regulagens de um barco grande, é a mesma essência. O bom velejador de Snipe é um bom velejador de oceano", acrescenta Mondardo. "É uma categoria tradicional, desde 1932. A pessoa não precisa ter tanto esforço físico, como o Laser", apontou.

O Iate Clube Veleiros da Lagoa projeta melhorias estruturais para receber competições maiores no cenário brasileiro, um pavilhão de 600 metros quadrados para hospedaria dos barcos a vela montados para a competição. O clube tem, ainda, aulas de vela para crianças de nove a 15 anos. 

A Lagoa dos Esteves é considerada boa para a prática do iatismo, pelo fato de não ter muitos "macetes". "Algumas raias no Brasil têm características, são viciadas, já tem padrão, de ir para um canto da raia por causa de maré... Aqui não tem esse vício, não tem o cara que é local e ter vantagem. Não tem muita estratégia, porque todo dia é um cenário diferente", detalha Mondardo.

A competição deste final de semana foi disputada e apenas um ponto separou a dupla campeã da vice, de Alex Juk e Piero Forlan; Alex tentava o pentacampeonato da competição.

Classificação final da Taça Alberto Linebuger

"

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito