Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Reforma e ampliação da Luiz Lazzarin serão entregues neste sábado

Obras serão inauguradas a partir das 16h. Evento reunirá ex-alunos da unidade escolar do distrito do Rio Maina
Por Redação Criciúma - SC, 04/05/2019 - 13:01
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

De esquecida a uma das maiores escolas municipais de Criciúma. A história da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Luiz Lazzarin ganhou novas páginas em 2019, após a Prefeitura de Criciúma assumir a gestão da unidade escolar, localizada no bairro Vila Isabel, no distrito do Rio Maina. A estrutura, antes administrada pelo Governo do Estado, foi municipalizada, reformada e ampliada para atender os 500 alunos matriculados na escola municipal. As obras serão oficialmente inauguradas neste sábado (4), a partir das 16h.

O evento inaugural contará com apresentações artísticas, barracas de quitutes, entrega de homenagens para ex-alunos e ex-funcionários da EMEIEF Luiz Lazzarin, além de show da banda Moinhos de Vento. "Hoje o ensino na escola é ofertado com qualidade e por ótimos professores. As salas possuem ar-condicionado para melhor atender os alunos e os ambientes estão bem equipados. A Luiz Lazzarin não contava com essa estrutura, com capacidade para atender aproximadamente 700 estudantes. Nós reestruturamos a escola", destaca a secretária de Educação, Roseli de Lucca.

Ex-aluna da unidade escolar, a professora Alexsandra Stols Pelegrim acredita que sob a gerência da Prefeitura de Criciúma, a escola retornará aos tempos áureos. "Minha expectativa é a melhor possível. O evento de sábado vai trazer para a memória os bons momentos que nós, ex-alunos, passamos na escola. A Luiz Lazzarin sempre me acolheu muito bem e foi a minha segunda casa de 1986 a 1991. Fico feliz em ver a escola reestruturada, sabendo que ela ficará ainda melhor. É um presente para toda a comunidade do Rio Maina", afirma.

Obras na EMEIEF Luiz Lazzarin

Para readequar a escola, o Governo de Criciúma reformou e ampliou a estrutura. As obras compreenderam a troca da cobertura, pisos, esquadrias, instalações elétricas, pintura, revitalização da fachada, construção de muros e banheiros, instalação de parque infantil escolar, entre outras melhorias. O investimento da Administração Municipal foi de aproximadamente R$ 630 mil. Os trabalhos foram executados pelas empresas Construcity Prestadora de Serviços, IHS Construções Eireli e CSK2 Prestadora de Serviços.

Conforme Roseli, a Prefeitura de Criciúma, além de viabilizar as melhorias, pretende construir um ginásio de esportes para beneficiar os alunos da unidade educacional. Conforme a lei municipal n° 7.331, de 17 de outubro de 2018, o governo municipal está autorizado a investir aproximadamente R$ 1,6 milhão para realizar obras de reforma e erguer o ginásio de esportes no local.

Há 45 anos no distrito do Rio Maina

A história da EMEIEF Luiz Lazzarin começou a ser escrita em 1974. Localizada em uma área doada pela Companhia Carbonífera Catarinense S.A., a escola iniciou as atividades como Escola Básica Luiz Lazzarin através do decreto n° 441, da Secretaria do Estado da Educação (SEE), publicado no dia 20 de maio de 1974, no Diário Oficial do Governo do Estado de Santa Catarina. A estrutura contava, inicialmente, com as primeiras séries do ensino do primeiro grau. No entanto, até 1976, a escola já funcionava com todas as séries do primeiro grau.

O nome Luiz Lazzarin é uma homenagem ao florianopolitano e ex-diretor da Companhia Carbonífera Catarinense S.A., Luiz Lazzarin. Segundo reportagem publicada no dia 29 de novembro de 1975, no Jornal Tribuna Criciumense, Lazzarin foi escolhido para ser o patrono da escola em virtude "dos benefícios que ele prestou ao nosso município, municípios vizinhos e principalmente à localidade de Rio Maina". O ex-vereador foi prefeito interino de Criciúma em 1949 e faleceu em 1973.

A unidade escolar, situada na rua Luiz Caroli, foi municipalizada, a pedido do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, no fim de 2018. "A Luiz Lazzarin tem uma história muito rica no Rio Maina. A escola marcou a vida de muitas famílias e ficou, infelizmente, esquecida por alguns anos. Nós assumimos a gestão da Luiz Lazzarin e a tornamos em uma das maiores escolas municipais de Criciúma. Agora, a gente espera que os moradores prestigiem o evento de sábado para também comemorarem o início desta nova fase", finaliza Salvaro.

Tags: educação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito