A preocupação com a redução de policiais e a segurança em Criciúma esteve entre os principais assuntos de um encontro nessa quarta-feira, (12), entre o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, André Santiago, e o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello. A reunião ocorreu no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO), e discutiu de demandas e oportunidades do comércio local, além de tratar do planejamento para as festividades do final do ano.
O presidente da entidade de lojistas destacou a redução do efetivo policial proporcionalmente ao aumento da população em Criciúma. "No ano de 2012 havia 340 policiais atuando no quadro do município, enquanto em 2024, com um crescimento populacional de cerca de 15% em relação àquela época, existem em torno de 257 policiais no efetivo", salientou. Segundo Santiago esta redução dificulta as ações contra delitos de menor proporção, que não são configurados como crimes graves, mas acabam afetando a economia local de qualquer forma. O número de policiais que irão para a reserva em 2025 aumenta a preocupação.
Acompanhado de lideranças da Polícia Militar, o presidente da entidade disse que o Governador reiterou que diversas ações e investimentos já foram realizados em benefício da segurança da cidade ao longo de sua gestão, ressaltando também que os índices de Criciúma estão entre os melhores do Estado. A respeito do aumento do efetivo local, houve a promessa de estudar a questão junto ao Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel Franzen, e o compromisso de que o efetivo virá, ainda que não se tenha falado em números específicos.
Ouça na íntegra a entrevista do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, André Santiago, ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior: