Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rede Feminina de Combate ao Câncer comemora 35 anos

ONG atua na prevenção do câncer de mama e de colo de útero e já atendeu mais de 11mil pacientes neste ano
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 09/09/2017 - 20:48

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Rede Feminina de Combate ao Câncer comemora, neste sábado (9), 35 anos de atuação em Criciúma. O principal objetivo Organização Não-Governamental (ONG) é a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e só neste foram atendidas mais de 11 mil pessoas na instituição.

“Foi fundado pela saudosa Zulma Manique Barreto, junto com um grupo de senhoras. Ela fundou pensando na saúde da mulher criciumense. Temos hoje 70 voluntárias, um enfermeira e uma médica mastologista cedidas pela prefeitura”, conta a presidente da Rede Rosa Maria Bernardini Dos Santos.

Rosa explica que a Rede está dividida em três equipes. A primeira fica no Hospital São João Batista e trabalha no apoio espiritual das pacientes. A segunda no Hospital São José para auxilio das pacientes no setor de quimioterapia. E a última equipe fica no ambulatório onde é feita a coleta de exames preventivos de colo de útero, colposcopia, biopsia de mama e de colo de útero, aplicação de Dispositivo Intra-Uterino (DIU) e também são fornecidas requisições para mamografia.

“Acreditamos que até o final do ano tenhamos atendido aproximadamente 18 mil pacientes. Até agora, entre março e agosto, 11. 171 pessoas passaram pela rede. Esse ano conseguimos fazer 964 exames preventivos, consultas, quando há alteração no preventivo, foram 443, 146 colposcopias, 45 biopsias, 565 exames de toque de mama. Fornecemos ainda, 619 requisições para mamografia e dessas 106 apresentaram alterações”, detalhou.

Em comemoração ao aniversário uma missa foi realizada às 17h na Catedral São José. Também em alusão a data, a Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza atendimento em horário especial nas terças e quintas-feiras, das 12h às 20h.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito