Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Reconhecimento nacional eleva atuação do Bairro da Juventude

Instituição está entre as 100 melhores ONGs do Brasil e também foi certificada com o Selo A+ em gestão organizacional
Por Redação Criciúma, SC, 30/11/2020 - 17:13 Atualizado em 30/11/2020 - 17:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A semana começou com uma boa notícia para o Bairro da Juventude. A Instituição está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil. O Prêmio, realizado desde 2017, é uma parceria do Instituto Doar, da agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e da Ambev, com respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio da Fundação Toyota do Brasil. O prêmio reconhece as organizações por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

Este ano, 670 organizações se inscreveram no Prêmio, que é o maior do terceiro setor no Brasil. A equipe julgadora foi formada por professores, doutorandos, mestrandos da FGV, jornalistas e lideranças sociais. “Isso demonstra a preocupação dos profissionais do Bairro da Juventude em oferecer um trabalho transparente e de qualidade tanto para nossos beneficiários quanto para nossos fornecedores. Desde seu surgimento, há 71 anos, a instituição sempre priorizou a otimização de recursos para atender sempre com qualidade e gerar cada vez mais oportunidades para as crianças e adolescentes. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou o diretor de projetos do Bairro da Juventude, Anézio Luiz de Souza.

Esta é a segunda vez que o Bairro é premiado, uma em 2017 e agora em 2020. “Em razão da pandemia, esse ano foi ainda mais desafiador do que nunca para as organizações que trabalham para cuidar das pessoas, da sociedade, do meio ambiente. É por isso que o reconhecimento do Prêmio Melhores ONGs este ano é especial”, diz Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar. “Além disso, como um presente adicional para os vencedores, montamos este ano uma plataforma que permite a qualquer pessoa entrar e fazer doações diretamente para cada uma das 100 melhores. Isso é outra contribuição para maior solidez do lindo trabalho que elas fazem.”

A cerimônia de premiação será no dia 10 de dezembro, a partir das 19h, com transmissão pelo YouTube e pelo site do canal Futura. Além das 100 melhores, o público conhecerá também os destaques nas categorias especiais, além da melhor ONG entre todas. Pela primeira vez, as organizações de menor porte também terão, oficialmente, um destaque especial. 

Bairro também recebe Selo Doar da Ambev

Em novembro, o Bairro da Juventude também foi aprovado no processo de auditoria do Selo Doar, instituto que possui a missão de ampliar a cultura de doações no Brasil. A instituição recebeu 50 pontos de 52 possíveis, qualificando a entidade como organização certificada com o Selo A+. Os 52 critérios avaliaram diversos aspectos da gestão da organização, como governança, finanças, comunicação e estratégias.

Além disso, a organização também recebeu 9,8 pontos na avaliação do Programa de Gestão Voa - AMBEV. Para adquirir essa certificação, após o segundo ano de participação no programa, o Bairro da Juventude se sentiu apto a concorrer e acabou passando por diversas etapas e auditorias.

De acordo com Lilian de Bettio de Menezes, coordenadora geral do Bairro da Juventude, receber o certificado nada mais é que o reconhecimento e o resultado de tudo que foi feito com amor, dedicação e muita responsabilidade. “Isso também mostra aos doadores que o Bairro é merecedor de todo investimento e confiança que depositam na causa”, afirmou Lilian.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito