Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Reconhecimento internacional: Abadeus fará parte do repositório online da CEPAL

Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe é um órgão da ONU que atesta projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável no mundo
Por Redação Criciúma - SC, 26/05/2020 - 13:27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A convite da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) – um órgão das Nações Unidas – e da Rede Brasil do Pacto Global, a Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, foi convidada para o lançamento do repositório online da CEPAL. O repositório é um acervo de estudos de casos de investimentos para o desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe, os quais estarão disponíveis na Internet. A Abadeus integra este acervo com o projeto Desenvolvendo Talentos para Inclusão Social (DTIS), o qual oferece cursos profissionalizantes na área de confecção do vestuário. O lançamento online ocorre por meio de um webinar, nesta terça-feira, dia 26, das 16 às 18 horas, quando serão anunciados os casos mais transformadores rumo ao Big Push para a Sustentabilidade.

A diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, explica que o repositório da CEPAL arquiva, em até cinco idiomas, as informações históricas e atuais referentes aos estudos e projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe. Neste acervo online é possível acessar conteúdos institucionais, publicações, notícias, eventos, cursos, entre outras informações relacionadas aos estudos e projetos selecionados e que comprovam a sua contribuição para o grande impulso de sustentabilidade para o mundo.

"Big Push para a Sustentabilidade é uma abordagem que a CEPAL desenvolveu para apoiar os países da América Latina e do Caribe na construção de estilos de desenvolvimento mais sustentáveis. A isso deram o nome de Big Push para a Sustentabilidade, ou seja, um grande impulso para a sustentabilidade", afirma Shirlei.

O Big Push também representa uma coordenação de políticas públicas e privadas fiscais, setoriais, regulatórias, financeiras, de planejamento, entre outras que podem alavancar investimentos nacionais e até internacionais. O objetivo é gerar um ciclo virtuoso de crescimento econômico, geração de emprego e renda, contribuindo, desta forma, para a redução das desigualdades sociais e das lacunas estruturais, além de promover a sustentabilidade ambiental. A ideia é que o Big Push reúna estudos dessas políticas citadas e que isso promova a divulgação para um desenvolvimento mais sustentado e firmado no tripé econômico, social e ambiental.

"Nessa linha, o projeto DTIS, da Abadeus, se enquadra tanto na questão de contribuição para a geração de emprego e renda, diminuição das desigualdades, crescimento econômico, como também colabora para a sustentabilidade ambiental, pois reciclamos resíduos de tecidos, aproveitamos o descarte da indústria de confecção para ensinar os alunos, o que acaba contribuindo para a redução do lixo que iria para aterros sanitários ou seria incinerado", destaca.

Quem tiver interesse em acompanhar o webinar Big Push para a Sustentabilidade deve se inscrever previamente através do link para ter acesso ao evento virtual.

Significado e importância

O projeto Desenvolvendo Talentos para Inclusão Social acabou virando um programa dentro da Abadeus. Ele trata da capacitação e profissionalização de mão de obra na área de confecção do vestuário, com os cursos de costura industrial e modelagem plana, e surgiu a partir de uma necessidade da indústria: havia uma grande quantidade de vagas de emprego em aberto, mas faltava mão de obra qualificada.

"Ao mesmo tempo, do outro lado, criamos oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com baixa escolaridade, sem uma profissão definida, pois profissionalizamos essas pessoas, as preparamos para um trabalho que seja melhor remunerado e produza ascensão social e a superação da condição de vulnerabilidade e pobreza", pontua a diretora.

Portanto, a inclusão deste projeto no repositório da CEPAL significa, segundo Shirlei, "o reconhecimento do nosso trabalho em nível internacional por um organismo da ONU (Organização das Nações Unidas) que atesta, após muito estudo, que a Abadeus está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no mundo. Esse reconhecimento também atesta que a entidade contribui para o Pacto Global do desenvolvimento. Isso nos impulsiona e mostra que estamos no caminho certo, que aquilo que fazemos não é algo simplesmente paternalista, pelo contrário, a Abadeus tem uma abordagem em seus programas e projetos que demonstra resultados efetivos de transformação social".

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito