Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Reciclagem de resíduos como alternativa na preservação do meio ambiente

Em Tubarão, Farol Shopping desponta como exemplo direcionando corretamente 100% dos resíduos recolhidos no empreendimento
Por Redação Tubarão, SC, 04/06/2020 - 22:28
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

É difícil definir apenas em uma palavra o que o meio ambiente representa. Em geral, é um conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos. É tudo aquilo que nos cerca. As plantas, a água, o ar. Todos somos responsáveis pelo cuidado e devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para preservá-lo. Pensando nisso, e no quanto isso impacta diretamente a vida das pessoas a curto e longo prazo, em 2012 o Farol Shopping iniciou o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR).

"Na época vimos que 80% dos resíduos recolhidos no shopping, eram destinados ao aterro sanitário. Percebemos que se quiséssemos mudar o cenário e fazer a diferença, precisaríamos mudar nosso posicionamento neste assunto. Então fomos atrás de conhecimento até chegar no modelo ideal para o nosso contexto. Em Santa Catarina, fomos pioneiros entre os shoppings centers em adotar medidas de direcionamento correto dos resíduos", conta o Supervisor de Limpeza e Conservação do empreendimento, Carlos Huberto Effting.

O PGR adotado pelo Farol Shopping, é baseado nos princípios da não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada dos resíduos. "Com essa mudança efetiva, hoje conseguimos separar e destinar corretamente 100% dos resíduos coletados no shopping", completa.

Como é feito o processo

Os resíduos são recolhidos diariamente, em todos os setores dos shoppings. Desde as lixeiras dos corredores e banheiros, até das lojas e área administrativa. Cada resíduo é recolhido, analisado e registrado; e eles são os mais variados, desde embalagens, resíduos orgânicos e óleo de cozinha, até materiais perfurocortantes, lixo eletrônico, entre outros.

Os resíduos são separados através de lixeiras localizadas em pontos estratégicos do shopping. Para facilitar a visualização e o entendimento dos clientes, os sacos de lixo têm cores distintas para resíduo orgânico/rejeito (vermelho) e reciclável (verde). "Trabalhamos com uma empresa de limpeza terceirizada, que é responsável pela manutenção das lixeiras. São eles que fazem a substituição das mesma, quando atingem a capacidade máxima de armazenamento. Depois, os sacos são levados em carros plataforma diretamente para a doca de resíduos, que fica nas dependências do shopping, o que facilita a nossa logística", detalha Effting.

A partir daí, cada saco é aberto para que possa ser feita a triagem e separação dos materiais. O acompanhamento e controle é feito através do contínuo acompanhamento das operações da doca de resíduos e o preenchimento de planilhas de controle. "Este instrumento de separação aumentou a eficiência do processo de aproveitamento dos recicláveis da praça de alimentação, uma vez que evita a mistura dos materiais recicláveis com os líquidos, garantindo a possibilidade de reciclagem além de uma maior segurança no manuseio", aponta. Só no ano passado (2019), foram destinados 112.469 kg de resíduos para reciclagem.

Nesta sexta-feira, 5, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Questionado sobre o quanto esse tipo de trabalho é fundamental para a preservação do meio ambiente, Effting pontua. "Sabemos da importância do Farol Shopping na região e isso vai além das compras nas lojas. Como um empreendimento com tanta representatividade, faz parte do nosso compromisso fazer o que estiver ao nosso alcance para tornar o mundo o lugar melhor. Esta é a nossa maneira de ajudar a preservar o meio ambiente e construir um futuro melhor para a nossa sociedade", finaliza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito