Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Recicla Veneza coleta 64 toneladas de resíduos em um ano de projeto

Projeto de reciclagem troca materiais recicláveis por tickets que ajuda fortalecer a agricultura familiar
Por Redação Nova Veneza, SC, 01/10/2021 - 18:07
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo


O projeto Recicla Veneza, coordenado pela Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), completou um ano nesta semana. O principal objetivo deste projeto é diminuir o impacto do lixo descartado de forma irregular, dar uma destinação correta aos resíduos e preservar o meio ambiente, além de incentivar o consumo de alimentos produzidos pela agricultura familiar da cidade.

Os materiais recicláveis são pesados e o valor é revertido em um ticket para ser trocado na Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove). “Os moradores devem ter alguns cuidados antes de encaminhar os materiais para o ponto de coleta. É importante que os materiais cheguem limpos e embalados, sendo que os vidros devem estar separados dos demais. Eles são encaminhados para a empresa que realiza a destinação correta”, explica o coordenador do projeto, Eduardo Milanez.

Inicialmente, a população levava seus materiais recicláveis para algum aterro sanitário. Hoje, o Recicla já coletou 64 toneladas de materiais recicláveis, e teve 2700 trocas de materiais por ticket-feira da Coofanove. “O Recicla é um projeto inicial, que está crescendo e nós precisamos que toda população continue se conscientizando, participe, leve seu material aos pontos de coleta, para que a gente possa ampliar ainda mais o atendimento e ter ainda mais arrecadação”, pontua o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin.

Para o presidente da fundação, esses 12 meses de Recicla Veneza é o resultado de um trabalho em conjunto, entre a Fundave e a comunidade que participa ativamente. “Já vimos que é um projeto que deu certo desde o início, recebemos muitas visitas de municípios vizinhos que vêm conhecer o projeto, se espelham nele e levam de exemplo para as suas cidades. É muito importante isso, valoriza ainda mais o trabalho, que deve ser continuado”, comenta Dal Molin.

Atualmente, o Recicla conta com três pontos de coleta, um no bairro Bortolotto, ao lado da escola do município, no distrito de São Bento Baixo, anexo a Igreja São João Batista, e o terceiro local de coleta fica no distrito de Caravaggio, ao lado do Santuário. Mas a ideia da Fundação é ampliar a área de atuação, instalando novos pontos de coleta em outras comunidades. “Pretendemos ampliar para mais pontos, vem tendo uma boa procura e pessoas de outras comunidades já vieram nos pedir. Precisamos que a população participe, temos todo um trabalho de educação ambiental e conscientização do programa. Em breve teremos novos pontos de coleta abertos”, explica Dal Molin.

E a Fundave está desenvolvendo  um aplicativo para celular do Recicla Veneza. A ideia, além de facilitar o processo na troca do ticket, vai reduzir o uso de papel. “A conversão do ticket na hora da troca será feita de forma digital, onde a pessoa vai ter um cadastro dentro do aplicativo do Recicla, com seu nome e dados. A partir disso, toda geração de crédito quando for fazer a troca, vai para essa conta pessoal, onde ela terá um cartão. Com esse cartão, a pessoa paga o seu produto na Coofanove, desde que tenha saldo. Além disso, a pessoa vai poder consultar seu saldo, quando ela participou, quantas toneladas já levou, onde são os pontos de coleta. O app vai poder ter um contato direto da população com o projeto, onde todas as informações vão estar dentro do aplicativo”, explica o presidente da Fundave.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito