Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Radares móveis são suspensos nas rodovias federais 

Medida do presidente Jair Bolsonaro foi analisada por Vinicius Ribeiro
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 15/08/2019 - 10:39 Atualizado em 15/08/2019 - 10:41
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi publicado no Diário Oficial da União a determinação do presidente Jair Bolsonaro para proibir os radares móveis nas rodovias federais. A expectativa é de que a medida passe a valer já na segunda-feira, 19. Segundo o presidente, os equipamentos são "assaltantes". A suspensão seguirá até que novas normas para a fiscalização eletrônica sejam elaboradas.

“É difícil falar se essa é uma medida certa ou não. O que eu não concordo é quando o presidente diz que é a indústria da multa, se o motorista seguir a velocidade limite não será multado”, disse o advogado e instrutor de trânsito, Vinicius Ribeiro. A medida foi possível já que a Polícia Federal é controlada pelo Governo.

Jair Bolsonaro pretende remover ainda os radares fixos, mas estes são responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo o comentarista de trânsito, os condutores poderão ter a sensação de impunidade, já que não correrão mais o risco de serem surpreendidos por radares móveis.

“Devemos preparar os novos condutores, talvez desde a escola, para que eles sigam a legislação”, analisou. “Eu acredito que não é uma boa ideia neste momento. Eu sou contra retirar os radares móveis, porque não somos treinados para respeitar a velocidade”, completou o advogado. A suspenção vale para equipamentos estáticos, móveis e portáteis.

Em julho a Justiça determinou que o DNIT instalasse 1.140 radares fixos, para monitorar 2.278 faixas. A expectativa é de que estejam funcionando em dois meses. Serão 8 mil pontos de fiscalização. Antes, Bolsonaro havia suspendido a instalação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito