Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Radares: Focalle e Salvaro reunidos

Representantes da empresa contratada estarão com o prefeito hoje, no Paço, para tratar da fiscalização
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 03/12/2018 - 06:15
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

De posse do parecer que avaliza a liberação das operações dos radares nas ruas de Criciúma, a Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) comunicou ao prefeito Clésio Salvaro a possibilidade de vencer o impasse e, finalmente, depois de mais de quatro meses, fazer Criciúma voltar a ter fiscalização eletrônica do seu trânsito. “Esse impasse não nos interessa. O que queremos é controlar logo o tráfego na cidade”, garante Salvaro.

O prefeito tem reunião agendada para hoje, 16h, com os proprietários da Focalle Engenharia Viária, a empresa de Joaçaba que venceu o processo para instalar e monitorar os serviços na cidade. O sucessivo não cumprimento de prazos levou o município a indagar judicialmente e até apontar a possibilidade de quebra de contrato. Em sua defesa, a Focalle argumentou, primeiro, as dificuldades com o clima – em dia de chuva não era possível instalar equipamentos –. Depois, mencionou problemas para agendar as vindas do Inmetro para as necessárias aferições.

“O problema maior era esse, com o Inmetro, que estava sem tempo para atender a toda uma grande demanda no Brasil”, reforçou Salvaro. “Mas temos a informação de que o Inmetro já teria homologado os aparelhos de Criciúma”, emendou. Se isso for confirmado hoje pela Focalle, não somente os radares estarão liberados, mas as lombadas eletrônicas (estas sim dependentes de tal aferição) ficam aptas a fiscalizar os motoristas.

A volta imediata

Salvaro tem a expectativa de conseguir um resultado positivo já nesta segunda-feira. “É o que esperamos. É neste sentido. Ou já para autorizar a volta do serviço, ou para ao menos clarear um pouco essa história”, observa o chefe do Executivo. “Nosso papel de cobrar, temos feito. Já aplicamos multas duas vezes, com juros diários, mas nós queremos o serviço sendo realizado”, completa.

A procuradoria do município participará da reunião. O contrato entre Prefeitura e Focalle prevê repasse de R$ 11 milhões em cinco anos de uso dos equipamentos locados para monitorar 119 faixas mais os 12 radares OCR, que vão flagrar veículos com denúncias de roubo, furto ou com impostos pendentes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito