Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Quem vai disputar o quê?

Confira quais campeonatos os times do Sul de Santa Catarina irão disputar na temporada 2019
Por Lucas Renan Domingos Criciúma, SC, 26/12/2018 - 08:19
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Falta menos de um mês para o início do calendário da temporada 2019 para os times catarinenses. O próximo ano reserva aos clubes do Sul de Santa Catarina as competições do Campeonato Catarinense – Séries A, B e C –, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro – Série B e D –, além da Copa Santa Catarina. 

O Campeonato Catarinense Série A será o primeiro desafio para as equipes. Diferente dos demais estaduais, o Catarinense foi antecipado. A rodada de estreia acontece no dia 16 de janeiro com término no dia 21 de abril. A fórmula de disputa também teve alteração. Em 2018, a primeira fase foi turno e returno e logo em seguida uma final entre as equipes vencedoras de cada turno. Este ano, as quatro melhores classificadas na primeira fase irão para uma semifinal para depois conhecer os finalistas. 

Depois vem a Copa do Brasil, que teve seus confrontos da primeira fase definidos em sorteio. Ao todo serão 91 equipes, sendo que 11 delas já entram direto nas oitavas de final, na briga pelo prêmio de R$ 50 milhões para o vencedor da competição. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que a Copa do Brasil inicia no dia 6 de fevereiro e vai até o dia 11 de setembro. 

Em abril é a vez do início das divisões do Campeonato Brasileiro. As séries A e C começam no dia 28 de abril. A Série B, um dia antes, no dia 27 de abril. A última divisão, a D, somente no dia 5 de maio. A Série A se estenderá até o dia 8 de dezembro. A Série B até dia 30 de novembro. A Série C termina no dia 6 de outubro e, por fim, a Série D se encerra no dia 18 de agosto. 

A temporada da Série A e Série B ainda terá um momento de pausa por conta da disputa da Copa América, que será realizada no Brasil. A competição entre seleções será do 14 de junho até 7 de julho. As demais divisões não serão interrompidas. Para finalizar o calendário, o ano ainda terá os campeonatos continentais, como é o caso da Libertadores e Sul-Americana, que também não serão interrompidas pela Copa América.

Criciúma em três disputas

Nesta quarta-feira, o Criciúma inicia a sua pré-temporada. O elenco tricolor se reapresenta hoje para iniciar a preparação para jogar três competições no ano que vem: o Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série B. Pelo esta-  dual, o Tigre já sabe qual será seu primeiro adversário. A estreia será contra o Figueirense, no Estádio Heriberto Hülse, às 20h30min, do dia 17 de janeiro. A tabela completa está disponível no site da Federação Catarinense de Futebol (FCF).

Na Copa do Brasil, para avançar para a segunda fase, o Criciúma precisa vencer o São Raimundo, do Pará, que será seu primeiro desafio na competição nacional. Um empate na cidade de Santarém, casa do São Raimundo, faz o Tricolor seguir na competição e pegar na segunda fase quem avançar de Oeste ou Fast Clube. 

Pela Série B do Campeonato Brasileiro, a tabela ainda não foi definida. Mas, além dos times que permaneceram na segunda divisão, assim como o Tigre, o Criciúma terá oito novos adversários pelo acesso. Sport, América-MG, Vitória e Paraná foram rebaixados da Série A. Bragantino, Operário-PR, Cuiabá e Botafogo-SP subiram da Série C. 

Os objetivos do Tricolor nas competições já foram traçados pela diretoria. No estadual é conquistar o título, na Copa do Brasil chegar pelo menos até a terceira fase e na Série B do Brasileiro ficar entre os dez primeiros da tabela durante a competição para tentar o acesso nas últimas rodadas, considerada as mais decisivas. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito