Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Quem te viu, quem te vê

Alemanha é mais uma vítima da maldição dos campeões de Copa
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 27/06/2018 - 14:48 Atualizado em 27/06/2018 - 14:58

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ganhar o título Mundial pode gerar complicações na Copa seguinte, ao menos é o que tem acontecido recentemente. Dos últimos cinco campeões, apenas a Seleção Brasileira escapou da maldição de ser eliminada na primeira fase. França, Itália, Espanha e agora a Alemanha passaram por isso.

Tudo começou em 2002, a França chegou a Copa da Coreia e do Japão como uma das favoritas, com o título conquistado em 1998, além disso, havia vencido a Eurocopa em 2000. O grupo contava com Dinamarca, Senegal e Uruguai. Logo na abertura do Mundial, derrota por 1 x 0 para os africanos, depois empataram com a Celeste Olímpica e fecharam a primeira fase com nova derrota. Terminaram a Copa em 28º lugar.

O Brasil venceu a Copa de 2002, e conseguiu passar da primeira fase em 2006. Talvez com uma equipe melhor do que a campeã quatro anos antes, o time comandado por Carlos Alberto Parreira era o grande favorito a levar o título. O sonho acabou nas quartas, justamente contra a França.

Campeã de 2006, a Itália não conseguiu passar da primeira fase na Copa da África. Com um time bastante modificado e com Buffon lesionado, a Itália empatou com o Paraguai na estreia e depois com a Nova Zelândia. Encerrando sua participação com derrota para a Eslováquia. A Squadra Azzurra já não era a mesma, mas cair na primeira fase foi surpreendente.

Mais dominante do que a França, a Espanha chegou para a Copa de 2014 tendo conquistado o Mundial anterior e as duas últimas edições da Eurocopa. O time era praticamente o mesmo de 2010, com quatro anos a mais. Logo no primeiro jogo, reedição da final anterior, dessa vez com derrota espanhola por 5 a 1 diante da Holanda. Depois perderam de 2 a 0 para o Chile, ao menos encerraram a primeira fase com vitória por 3 a 0 contra a Austrália.

A Alemanha venceu o Mundial de 2014 com propriedade. Também ganhou a Copa das Confederações de 2017. Chegou para a competição como uma das grandes favoritas, mas na estreia perdeu para o México, na segunda rodada tomou sufoco da Suécia e conseguiu vencer no último minuto. Na partida derradeira, dependia apenas de suas forças, mas com pouca efetividade foi derrotada pela Coreia do Sul, terminando na lanterna de seu grupo.

Bônus

O Brasil escapou da maldição em 2002, mas já passou por isso no século passado. A Seleção venceu as Copas de 1958 e 1962, mas em 1966 terminou eliminada na primeira fase. Venceu a Bulgária, depois perdeu para Hungria e Portugal.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito