Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Queda de cabelo: Mitos e verdades

Problema pode atingir homens e mulheres
Por Redação Criciúma - SC, 15/01/2018 - 20:53
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A queda de cabelo é um assunto recheado de mitos e verdades, com muitas perguntas sobre o tema que aflige homens e mulheres. Algumas questões geram curiosidades e dúvidas, principalmente quanto aos produtos que prometem fazer milagres.

O médico especialista em transplante capilar, Dr. Leandro Ribeiro Mauro, afirma que é possível contornar o problema com um tratamento correto. Uma das formas é através do transporte capilar. Confira mitos e verdades sobre o assunto.

1 - Suplementos fazem com o que cabelo não caia

Depende. O que precisamos buscar saber é a causa da calvície. Quando gerada por estresse ou por falta de vitaminas, por exemplo, é possível reverter com uma dieta e suplementos, além de atividades físicas e psicoterapia.

"A calvície causada por fator genético não sofre qualquer influência da dieta e da falta de vitaminas. As cápsulas ou suplementos em nada ajudarão. Esse tipo de calvície pode ser tratada efetivamente com medicamentos de uso controlado, que devem ser prescritos somente por um médico, pois há efeitos colaterais que podem ser severos em alguns indivíduos", diz o especialista.

2 – Mulher não sofre calvície

Mito. As mulheres também podem sofrer a calvície, claro, não todas, causada por questões comportamentais, orgânicas e ambientais. O estresse, a vida agitada e os problemas podem causar uma alopecia. A dieta alimentar e de exercícios pode levar a mulher a perder os cabelos, além de questões ambientais juntamente com estes outros fatores, bem como doenças, variações metabólicas e questões hormonais.

3 – Qualquer pessoa pode fazer o transplante de cabelo

A princípio sim, porém, algumas pessoas não dispõem de pelos para serem retirados, ou dependendo do que o paciente espera, não é possível fazer. "Não havendo pelos necessários, é preciso preencher com implantes, que são pelos sintéticos com aspecto natural, mas que não agem como um pelo vivo, eles não crescem ou perdem cor. Diferente de um transplante", conta o médico.

4 – O pelo transplantado mantém o comportamento de onde foi retirado

Sim. Se um pelo é retirado do braço, ele mantém o crescimento e espessamento daquele local, o mesmo de qualquer outro. Se um fio de cabelo for utilizado para reparar uma sobrancelha, aquele pelo precisará de uma manutenção maior frente aos outros; ele crescerá um pouco mais que os pelos que já estavam naquele local.

5 – Shampoos antiqueda "seguram" o cabelo

Não é verdade. O cabelo cai por diversas causas e nenhuma delas pode ser reparada somente pelo shampoo. Não existe uma fórmula mágica que fará com que o cabelo que está fraco por alguma razão, em especial por doenças ou genética, permaneça no couro cabeludo. A queda de cabelo deve ser levada a sério e diagnosticada a sua causa, antes que seja necessário um implante ou transplante.

6 – Os cabelos transplantados não caem?

Parcialmente verdade. Os cabelos são retirados de áreas mais resistentes à ação dos hormônios, por isso são os últimos a cair. Na área implantada os fios irão manter essa característica da região de onde foram extraídos, ou seja, serão mais resistentes à queda. "Isso não quer dizer que não caiam, mas que levam muito mais tempo para isso ocorrer, o que pode levar uma vida toda", afirma o doutor.

7- Existe transplante capilar SEM CICATRIZ?

Mito. Toda retirada de folículo, seja pela técnica FUE ou FUT, irá deixar uma região que formará uma cicatriz, que pode ser linear ou diversas microcicatrizes circulares. "A melhor técnica deve ser escolhida individualmente por cada cliente em consulta médica após explicação das técnicas e avaliação do paciente (área calva, tipo de cabelo, tipo de corte de cabelo, formato do rosto)", conclui o especialista.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito