Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Quatro cidades da região Sul poderam contar com estações de eletropostos

Criciúma, Tubarão, Maracajá e Laguna poderão contar com estações de eletropostos
Por Redação Florianópolis - SC, 19/02/2020 - 17:23
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Celesc divulgou uma lista dos parceiros pré-selecionados, por meio de Chamada Pública, para ampliação do Corredor Elétrico Catarinense nos próximos meses. Ao todo, foram contempladas cinco empresas na modalidade “Estações Rápidas”, incluindo postos de combustíveis e uma praça de pedágio, e 16 empresas que devem ter as “Estações Semirrápidas”, como supermercados, prefeitura, restaurante e até shoppings centers. 

Agora, a Celesc junto à Fundação Certi, que também integra o Programa de Eficiência Energética, realizam vistoria presencial para validação das condições dos estabelecimentos, no no período de 17 de fevereiro a 13 de março. Segundo Marco Gianesini, gerente do Departamento de Projetos e Construção do Sistema Elétrico, os critérios para escolha das estações rápidas consideraram a cobertura da principal via litorânea, a BR-101, que interliga o Santa Catarina aos estados vizinhos do Paraná e Rio Grande do Sul, bem como o início da expansão ao interior do Estado, através da BR-282.

O corredor elétrico contará com a cobertura completa da BR-101. “Nossos critérios evidenciam a relação de compromisso entre expansão da cobertura e a distância entre as estações, de modo a possibilitar segurança de estado de carga da bateria aos condutores para trafegar entre os pontos, mas permitindo um alcance maior da iniciativa”, destaca o gerente, lembrando que também foram consideradas “as condições do estabelecimento comercial, em acordo com o requisitado na chamada, através do questionário inicial e por meio de pesquisas”, reforçou.

Rapidez e comodidade em pontos estratégicos

Para as estações semirrápidas, consideraram-se os estabelecimentos que, em acordo com o texto da chamada, estivessem localizados mais próximos de centros urbanos e que ofertassem serviços adicionais. “Essa comodidade possibilita que o condutor permaneça parado, em recarga por mais de uma hora, como em supermercados e restaurantes, por exemplo”, explica Gianesini.

A decisão também contemplou todas as macrorregiões do estado: Extremo Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Nordeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis e Sul (veja a lista abaixo). “Deste modo, o estado todo fica preparado para interligar as principais vias de ligação, permitindo aos condutores viajar por uma grande área do estado com suporte para recarga”, comemora o gerente da Celesc.

As cidades de São Bento do Sul e Curitibanos, localidades previstas para terem eletropostos dentro do plano de cobertura do Corredor Elétrico, não tiveram selecionados e, por isso, a Celesc deve prospectar estabelecimentos instalação da estação semirrápida.

Confira as datas e os próximos passos

- Vistoria presencial para validação: 17 de fevereiro a 13 de março de 2020.

- Divulgação definitiva dos aprovados: 13 de março de 2020.

- Formalização dos termos de cooperação da parceria: até 10 de abril de 2020.

- Instalação e comissionamento das estações: até 30 de junho.  

Estações Rápidas

Laguna - Auto Posto Cabeçudas LTDA – BR101

Maracajá - Auto Posto Petrosimon LTDA – BR101

Estações Semirrápidas

Tubarão - Farol Shopping

Criciúma - Metropolitan Business Center

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito