Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Qual a importância da pesquisa de mercado e como aplicá-la

O diretor do IPC, Renato Rampinelli, tira dúvidas sobre o tema
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 03/07/2023 - 17:52
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pesquisa de mercado desempenha um papel fundamental na compreensão das necessidades e preferências dos consumidores, fornecendo insights para as empresas. Ao conduzir uma pesquisa de mercado, as organizações podem obter informações sobre o público-alvo, identificar tendências, avaliar a concorrência e tomar decisões estratégicas. O diretor do Instituto Catarinense de Pesquisa (IPC), Renato Rampinelli, tira algumas dúvidas sobre o tema:

Quais empresas devem realizar a pesquisa de mercado?

Independente do porte da empresa, todos que trabalham no meio tem uma palavrinha-chave de qualquer negócio, que se chama planejamento (do salário, vida pessoal e empresa). Uma das etapas, em qualquer empresa, é realizar a pesquisa. Cada tipo de segmento e de cliente têm um tipo de pesquisa, não existem problemas iguais. Por isso, empresas de grande, médio e, principalmente, pequeno porte contratam pesquisa.

Qual a importância deste tipo de pesquisa?

As pessoas físicas também contratam. Por exemplo, em uma loja de comércio, em que a pessoa quer avaliar como está a satisfação do seu produto, faz-se uma pesquisa de satisfação com o cliente. Quem está pensando em abrir uma loja, antes de investir o dinheiro, é muito mais barato investir em uma pesquisa, porque pesquisa não é despesa, é investimento.

Porque a procura é baixa?

A característica socioeconômica de Criciúma e região possui uma cultura de não fazer pesquisa empresarial. As pessoas acreditam no “fiz sempre assim e deu certo”. Porém, se considerarem o avanço tecnológico, nos últimos 10 anos cresceu o que não cresceu nos últimos 50. Por isso, se tornou mais difícil de fazer. Essa é uma questão cultural. A concepção, para as pessoas é de que a pesquisa não é investimento. Enquanto as pessoas não entenderem que a pesquisa é um investimento, elas não vão fazer.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito