Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Psicóloga comenta sobre incêndio na creche de Forquilhinha

Incêndio foi causado por crianças de 5, 9, 11 e 12 anos
Por Paulo Monteiro Forquilhinha, SC, 31/10/2019 - 12:46 Atualizado em 31/10/2019 - 14:21
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma creche foi incendiada no bairro Cidade Alta, em Forquilhinha, na tarde do último domingo, 27. Após ação do Instituto Geral de Perícias (IGP), a Polícia Civil, sob comando do delegado Ricardo Kelleter, concluiu com as investigações que o incêndio foi causado por crianças de 5, 9 e 11 anos, juntamente com um jovem de 12 anos. 

Segundo informações da polícia, as crianças teriam ido na creche Sonho Alto um dia antes do incêndio, foi quando jogaram ovos nas paredes e consumiram biscoitos. No dia seguinte, o adolescente teria voltado para apagar as digitais com “álcool” e fósforo”, ateando fogo nas cortinas do local.

Psicóloga comentou

Segundo a psicóloga Ananda Figueiredo, o fato de o incêndio ter sido cometido por crianças que não tinham nenhum vínculo com a creche, foi extremamente chocante para a comunidade - o que pode levar a um ambiente de julgamento das mesmas. “Talvez, ao invés de julgar, me parece que nós precisamos muito mais cuidar, atenuar e atentar o nosso olhar para a necessidade de infâncias que certamente não foram atendidas e supridas”, destacou ela, em seu comentário semanal no Jornal das Nove na Rádio Som Maior.

Ananda comenta ainda sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente, que dá a sociedade a responsabilidade de zelar pela infância - e crianças que cometem atos como o citado, certamente não tiveram suas necessidades sanadas em algum nível. Segundo a psicóloga, seria muito simplista argumentar que essas crianças tiveram algum contato com a violência em seus núcleos familiares e que, por isso, teriam agido desta maneira.

“Precisamos pensar em outros aspectos que parecem tão aleatórios, mas que nessas situações podem mostrar a sua proporção. O contato com filmes, jogos, conteúdos produzidos por adultos e que fazem contato em alguma medida com violência podem sim produzir atitudes como essa. Aquela fantasia gerida por um adulto e que possui um filtro etário, o qual a gente desrespeita e deixamos que nossos filhos consumam, vai desenvolvendo minimamente um repertório na criança para que, insatisfeita e com suas necessidades emocionais não atendidas, passa a acessar esse repertório e ter um ato que ganha uma repercussão como esse”, concluiu Ananda, afirmando que uma criança que não tem acesso à conteúdos como esses pode até cometer algumas “birras”, mas que não alcançaria um ato como este.
 

Tags: creches

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito