Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Próximos passos para a contenção na Serra

Secretário de Infraestrutura explica a obra que evitará quedas de rochas e acidentes na Serra do Rio do Rastro
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 31/10/2019 - 18:12 Atualizado em 31/10/2019 - 18:13
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Definida a empresa que vai gerir um contrato de mais de R$ 19 milhões para fazer as novas contenções de encostas da SC-390, na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, as próximas semanas vão se encaminhar para a obra saindo do papel. "Temos que fazer a homologação do certame, após homologar vai ter a elaboração e assinatura do contrato para em seguida ser emitida a ordem de serviços. Isso demora cerca de 20 dias mas nesse meio tempo já vamos chamar a empresa, conversar com eles, ver a ideia deles em termos de soluções", informou o secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, em entrevista à Rádio Som Maior.

"Esse tipo de certame é diferenciado de um normal, com projeto definido. Como é uma série de serviços de contenção de encostas, em diversos locais, cada um com característica diferente, conforme a rocha, cada ponto exigirá uma solução diferente. O projeto vai sendo construído na medida em que o serviço vai sendo feito. Antes de iniciar, lógico, a empresa tem que apresentar uma proposta", explicou.

A SC-390 já teve problemas com deslizamentos de rochas que interditaram a pista e até ocasionaram acidentes. "São 25 pontos já pré-definidos, de risco, isso tudo levantado pela Defesa Civil lá atrás, um levantamento detalhado de toda a Serra, elencando esses 25 pontos em que precisam contenções. Os pontos estão definidos, a questão é como atacar cada ponto, a técnica a ser empregada. Na verdade vamos estar contemplando tanto as rochas que se precipitam sobre a pista, se desprendem e põem em risco o transeunte, como locais que podem ter desabamentos", detalhou Hassler. "Sempre vai cair pedra. Não adianta fazer um trabalho hoje e achar que está resolvido. Pelas características geológicas sempre estará caindo pedra, é necessário algum tipo de serviço para evitar que ela, quando se desprender, cause algum acidente", completou.

Confira também - Definida a empresa das obras de contenção

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito