Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Prouni abre inscrições para o primeiro semestre de 2026

Processo seletivo é gratuito e deve ser feito pela internet até quinta-feira (29)

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 26/01/2026 - 13:41 Atualizado há 4 horas
Inscrições do ProUni vão até esta quinta-feira (26) - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Inscrições do ProUni vão até esta quinta-feira (26) - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2026. A participação é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O prazo termina na quinta-feira (29).

Para se inscrever, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e ter participado do Enem 2024 e/ou 2025. Também é exigida média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame, além de nota diferente de zero na redação.

LEIA MAIS

O edital do programa não permite a inscrição de estudantes que tenham feito o Enem como treineiros ou apenas para autoavaliação, antes da conclusão do ensino médio. Para a classificação e possível pré-seleção, será considerada a melhor média obtida pelo candidato entre as edições do Enem utilizadas.

Prouni requere critérios de nota e renda - Foto gerada com auxílio de IA/4oito

Critérios

Segundo o Ministério da Educação (MEC), além dos critérios de nota, o estudante precisa se enquadrar em pelo menos uma das condições exigidas pelo programa: 

  • Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

  • Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;

  • Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

  • Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;

  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Nesse último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher se vai concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas às políticas afirmativas, voltadas a pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

Para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, o limite é de até 3 salários mínimos por pessoa, conforme destacou o MEC.

Tags: prouni enem

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito