Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projetos de dança incentivam inclusão cultural e social de crianças e idosos

Apresentações seguem até o dia 23 de junho
Por Redação Criciúma, SC, 07/06/2023 - 16:21 Atualizado em 27/06/2023 - 15:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dança e cultura para crianças e idosos, como forma de incentivar a inclusão cultural e claro, despertar o interesse pela modalidade e trocar experiências, são os principais motivos que levaram dois bailarinos experientes da região a criar projetos culturais. 

Os bailarinos Viviane Candiotto e Anderson Felisberto Cristiano, com vasta experiência em dança, apresentam em junho dois importantes projetos na área. 

O primeiro, Mostra de Dança: Formação de Plateia, já realizou três apresentações de dança nas modalidades balé clássico, sapateado americano e dança moderna/contemporânea, seguidas de palestras didáticas pedagógicas. As apresentações acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados – Praça CEU, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Bairro da Juventude. 

O segundo projeto, A Dança de Salão e as Lembranças Dançantes das Pessoas Idosas, é voltado para idosos, e será apresentado no Asilo São Vicente de Paulo, no Centro de Convivências da Terceira Idade e na Casa de Repouso Cantinho do Idoso. Serão apresentadas três coreografias: tango, bolero e valsa. Após as apresentações, haverá troca de ideias sobre as coreografias, os bailarinos, curiosidades sobre os ritmos e ao final, abertura de uma pista de dança para os idosos dançarem com os bailarinos.

Os objetivos são diferentes em cada projeto, uma vez que cada público tem idades e diferentes propósitos. “A ideia é despertar o interesse das crianças pela dança, mostrar que ela é possível para todos, e fazer uma troca de ideias e experiências”, ressalta Viviane.

Para Viviane e Anderson, o maior objetivo da realização do projeto é colaborar com o desenvolvimento de cidadãos que valorizem e respeitem a cultura já na infância e juventude. “A dança pode incentivar de forma convidativa e atraente esse despertar”, acrescenta Anderson. Os bailarinos entendem que a dança é estratégia excelente de potencializar a cidadania e incentivar o desejo pela arte e cultura, além de promover a inclusão social.

No caso dos idosos, a ideia é proporcionar momentos que representem na memória da pessoa idosa experiências vividas, momentos de descontração, interação e aprendizado. “Queremos aproximar estes idosos dessa importante área de cultura, pra que eles se sintam parte integrante da sociedade em que vivem. Sabemos que muitos gostam de dançar, dessa arte, e podemos trocar experiências também”, comenta Anderson.

Datas

As apresentações dos projetos estão marcadas para as seguintes datas:

Projeto Dança de Salão

  • 2 de junho no Asilo São Vicente de Paulo
  • 5 de junho no Centro de Convivências da Terceira Idade
  • 23 de junho no Casa de Repouso Cantinho do Idoso

Projeto Mostra de Dança

  • Dia 16 de junho;
  • 14h no CRAS Santa Luzia;
  • 16h no Bairro da juventude;
  • 19h na Praça CEU.

Os projetos foram inscritos e contemplados no Edital Cultura Criciúma da Fundação Cultural de Criciúma e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito