Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Projeto Social forma cidadãos através da música e do esporte

Show de Bola surgiu em 2008 e já trabalhou com aproximadamente 700 crianças e adolescentes
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 04/12/2017 - 20:39Atualizado em 04/12/2017 - 20:54
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

O Projeto Social Show de Bola surgiu em 2008, no bairro Ana Maria, na região da Grande Próspera, com objetivo de agir contra a falta de educação e de lazer das crianças do bairro e das redondezas. Inicialmente seria apenas um time de futebol infantil, mas devido à grande procura tornou-se um projeto social.

“Minha infância foi no campinho de futebol do bairro, mas notei que há 9 anos as crianças já não brincavam mais. Pedi o espaço, que estava abandonado, para a associação de moradores. Eu ia fazer um time de futebol, o problema e que na segunda semana os números cresceram tanto que se tornou um projeto. Faltam oportunidades para as crianças. Primeiro começou com futebol, mas vi que alguns meninos não jogavam, então começaram as aulas de música, depois foi criado o time de vôlei para meninas”, detalhou Juarez de Jesus dos Santos, coordenador do projeto.

 Aproximadamente 700 crianças passaram pelo projeto diretamente. Além disso, outras centenas foram beneficiadas através de palestras e de atendimentos externos. Atualmente, cerca de 90 crianças fazem parte da equipe. Qualquer criança entre sete e 16 anos pode participar do projeto, que tem cunho educativo e é uma forma de prevenção às drogas. O projeto conta atualmente com cinco professore voluntários.

“Eu acredito que o bairro é uma região diferente depois do projeto. A gente semeou e aqueles que ouviram saíram do caminho das drogas.   Nós conseguimos formar líderes. Queremos formar cidadãos”, disse Juarez.

Festa de encerramento

Na última sexta-feira (1) aconteceu a festa de encerramento das atividades 2017 do Projeto Show de Bola. Na oportunidade os alunos que mais se destacaram durante o ano foram reconhecidos. Duas bicicletas, bolas e outros brindes foram distribuídos entre os pequenos. A festa contou também com mini-gincana e teatro.

“Todos os anos fazemos a festa com premiações destaque. Os principais escolhidos ganham bicicletas. A votação é feita entre os próprios meninos e os professores. O destaque é o mais disciplinado e também é destaque no esporte que pratica”, disse

A empresa Corsul e a Sorvetes Lelé apadrinharam o evento.

Evento de encerramento das atividades de 2017 do Projeto Show de Bola (foto: divulgação)