Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto OAB Vai à Escola é lançado pela Subseção Criciúma

Cartilha com noções de Direito e cidadania foi apresentada em solenidade
Por Redação Criciúma, SC, 01/08/2018 - 21:34 Atualizado em 01/08/2018 - 21:40

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Simplificar o Direito e promover conhecimento com uma linguagem específica ao público adolescente. Na noite desta quarta-feira (01) foi lançada, em solenidade prestigiada na sede da OAB Subseção Criciúma, a Cartilha OAB Vai à Escola, inserida no projeto de mesmo nome.

Voltada à cidadania e responsabilidade social, a OAB Vai à Escola é fruto de uma parceria com a Ápice 360º Comunicação e apoio do Programa de Pós Graduação em Direito da Unesc.

Em mais de 30 páginas, os estudantes poderão mergulhar no universo jurídico, de forma descomplicada. Na Cartilha serão abordadas as esferas do Direito: Constitucional, Penal, do Consumidor, do Trabalho, dos Animais, Tributário, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Previdenciário, além de deveres e cidadania.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, a Cartilha será apresentada e distribuída de forma gratuita às unidades escolares de Criciúma já a partir desta sexta-feira. Segundo o presidente da OAB Subseção Criciúma, Fábio Jeremias, o projeto OAB Vai à Escola já é realidade em outras subseções catarinenses e chega pela primeira vez à Subseção Criciúma, mas de forma exclusiva.

“Considero este o projeto mais importante da nossa Subseção, no qual me sinto mais realizado e orgulhoso de toda nossa equipe que o tornou realidade. Esse material é exclusivamente nosso. Nosso papel também é o de levar cidadania e formar bons cidadãos. Esse projeto será estendido para outras escolas, de esfera estadual e também particular. Aliás, nossa Subseção atende dez municípios. É uma sementinha que está germinando, em breve vai crescer e nos dará muitos frutos para o futuro. Se queremos uma nação forte, temos que ensinar aos nossos jovens”, declarou.

No ato, a presidente da Comissão da OAB Jovem, Tainá Pagani Colombo, foi nomeada como também presidente do projeto OAB Vai à Escola.

“Podemos sim fazer a diferença e este projeto é a prova. Estamos contribuindo, de alguma forma, na formação ética de novos cidadãos. Jovens que terão outra visão acerca do que é o Direito e como ele está inserido nele. Com o engajamento de toda nossa equipe, tivemos noção do quão grandioso é este projeto na sua essência”, comemorou.

“A missão do advogado é facilitar o acesso do cidadão à Justiça. O advogado é o caminho que possibilita o exercício da cidadania”, acrescentou Tainá.

Para o sócio-diretor da Ápice 360º Comunicação, jornalista Lucas Borges, participar de um projeto como este reforça o comprometimento em responsabilidade social, e na atuação não somente na consequência, mas na causa .

“Nos mostra a como pensar no coletivo. Precisamos formar melhores cidadãos, não no varejo, mas no atacado. A premissa básica de conhecer os direitos e deveres enquanto cidadãos é o alicerce para transformar a sociedade. Olhar para o futuro e dar condições de ensinamento e cidadania para todos que querem um país melhor. A Ápice se sente honrada em participar deste projeto e de ter contribuído de alguma forma na formação de futuros cidadãos”, citou.

Compromisso com a sociedade

O coordenador adjunto do Mestrado em Direito da Unesc, Reginaldo de Souza Vieira, apontou o projeto como um aliado no compromisso com a sociedade e de impacto na vida das pessoas.  

“O conhecimento deve ser repassado e precisamos aproximá-lo da realidade social. E isto se concretiza o impacto e a importância deste projeto. Ele oferece uma linguagem mais clara, desmistifica o arcabouço jurídico num conhecimento que permite discutir com crianças e adolescentes para que, elas possam construir seu trajeto na cidadania, principalmente em uma era de muita informação”, exemplificou.

Representando a Câmara de Vereadores de Criciúma, o vereador Júlio Kaminski fez também o uso da palavra. 

“Projetos como este podem mudar, transformar, dar visões diferentes e levar algo a mais. Qualifica a educação, leva conhecimento, educação e dá esperança. Só tenho a parabenizar a OAB e a todos os envolvidos nesse magnífico projeto”, concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito