Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto desenvolvido na Faculdade Satc visa diminuir os custos das mineradoras

Iniciativa com parceria com a Fapesc e aumenta durabilidade nas brocas de perfuração
Por Redação Criciúma, SC, 06/10/2020 - 14:51 Atualizado em 06/10/2020 - 14:53
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Visando o crescimento econômico das mineradoras de carvão e redução no desgaste e atrito das brocas e rotores das bombas centrífugas usadas nestas empresas, o curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc elaborou um projeto em parceria com a Fapesc. A proposta aumenta a eficiência das brocas de perfuração e rotores de bombas centrífugas usando revestimentos resistentes ao desgaste. Professores e acadêmicos também trabalham no desenvolvimento de uma máquina para afiar brocas automatizada, para substituir o processo manual de afiação. 

O grande diferencial do projeto é a diminuição do tempo de afiação das brocas para as mineradoras. “Atualmente, os rotores das bombas de polpa duram aproximadamente 30 dias. Projetamos que com nossos resultados de substituição com revestimento por HVOF e Laser de poderá durar de três a quatro meses”, estima o coordenador do projeto, professor doutor Elvys Isaías Mercado Curi. 

O projeto, que iniciou em março deste ano na Faculdade Satc, também possui o auxílio dos professores Richard de Medeiros Castro e Anderson Daleffe. “Queremos testar isso com ensaios de campo, avaliar o rotor de uma bomba para colocar outro tipo de revestimento, que é superior ao atual. Nosso objetivo é reduzir os tempos de parada para a substituição dos componentes. Além de desenvolver uma máquina para afiar brocas que hoje ainda não existe em nenhum lugar”, conta o professor Elvys 

Além dos professores, o projeto engloba alunos e bolsistas. Ao todo são quatro bolsistas e oito projetos de TCC que participam direta ou indiretamente nesta pesquisa. Também com o recurso do projeto, a Faculdade Satc pode adquirir um perfilômetro 3D usado na caracterização do desgaste nos componentes do projeto e futuramente usá-lo para prestação de serviço.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito