Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto desenvolve competências empreendedoras nos estudantes

Clube do Jovem Empreendedor, promovido pela Prefeitura de Criciúma, conta com a parceria da Acic para aproximar estudantes e empresários
Por Redação Criciúma, SC, 23/07/2022 - 09:16
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Troca de experiências, conhecimento e um ambiente inspirador. Assim tem sido as atividades do Projeto Clube do Jovem Empreendedor, promovido pela Prefeitura Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

 Lançado há dois meses, o projeto envolve mais de 300 alunos do nono ano do Ensino Fundamental, de 23 escolas do município, com o intuito de desenvolver competências empreendedoras nos estudantes, com a oportunidade de vivenciar, na prática, o dia a dia de uma empresa e desenvolver o espírito de coletividade e empreendedorismo.

A experiência de empresários está sendo levada às salas de aula, com a parceria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Diretores da entidade apadrinham as escolas participantes do projeto e estão compartilhando suas experiências com os estudantes. A primeira etapa prevê a ida dos empresários às escolas. Já na segunda etapa, será a vez dos alunos conhecerem as empresas. Uma visita dos estudantes à Acic também será programada, assim como dos professores integrantes do projeto.

Visitas

O presidente da Acic, Valcir José Zanette, administrador das Empresas Rio Deserto, trocou suas experiências com os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professora Iria Zandomênego De Luca, do Bairro Naspolini, e da Escola Municipal de Educação Básica Serafina Milioli Pescador, Bairro Operária Nova.  

"Falamos de estudos, de trabalho, de dedicação, da importância do planejamento, contamos nossas experiências e trocamos ideias", destaca Zanette. Em sua avaliação, a união entre escolas, empresas e administração pública é fundamental para a educação básica, contribuindo ainda mais para a formação dos estudantes.

O empresário Mauro Sônego, diretor da Acic, também relata a interação com os alunos. Sônego esteve na Escola Municipal de Educação Básica Dionízio Milioli, no Bairro Ana Maria. "Os alunos começaram meio tímidos, mas logo se soltaram e fizeram muitas perguntas pertinentes sobre como funciona a empresa, faturamento, preço de serviços. Falamos sobre o dia a dia da empresa para que eles se identificassem ou não com o nosso ramo de atuação", comenta.

O empresário é engenheiro civil e proprietário da Sônego Construções. "Foi uma experiência muito bacana. Para esses jovens é uma grande oportunidade terem a possibilidade do contato com o empreendedor. Procurei mostrar a eles que ser empreendedor é algo possível de se alcançar", complementa.

Já a Escola Jorge da Cunha Carneiro foi o destino do empresário Humberto Marcon Fascin, da Plascin Soluções em Plástico. "Foi um bate-papo muito bom, com perguntas muito inteligentes, algumas técnicas e outras de gestão, vinda dos alunos, e que nos surpreenderam. Foi um momento também de relembrar e contar a nossa história profissional, um grande aprendizado. Na idade deles nunca imaginei que seria um empreendedor. O caminho é difícil, mas não impossível, basta querer, ter disciplina e determinação", conta Fascin, também diretor da Acic.

Primeiros resultados

"Tem sido algo transformador. Os estudantes estão muito motivados, com os olhos brilhando, num momento de muita troca de experiências e conhecimento. Os empresários estão vocacionando e despertando o espírito empreendedor nos estudantes", ressalta o secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim.

O gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Municipal, Edson Silva, acrescenta que a aproximação com os empresários estimula a confiança nos estudantes para buscarem também o caminho do empreendedorismo.

"Nessa interação com os empresários, os alunos percebem que também podem se tornar empresários, que existem dificuldades, obstáculos, mas que com muito trabalho e dedicação é possível", salienta.

Com as experiências e conhecimentos compartilhados com os empresários, os alunos também estão desenvolvendo uma empresa júnior. A metodologia utilizada tem a parceria do Sebrae/SC, por meio do Projeto Cidade Empreendedora.

"Essa parceria das escolas com as empresas está descortinando nos jovens a visão de que eles  podem se tornar empreendedores. Quando os alunos escutam os desafios que os empresários passaram, acabam aprendendo que eles podem empreender, e que muitos dos empresários também estudaram em escolas públicas", coloca o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.

Ele reforça que os alunos que estão participando do projeto concluirão o Ensino Fundamental com mais clareza do pretendem fazer a respeito de suas carreiras profissionais, já que no Ensino Médio muitas escolhas precisam ser feitas. "Os alunos participantes do projeto terão uma visão diferenciada do mercado de trabalho", conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito