Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto da Satc visa viabilizar a extração de Terras Raras na Região Carbonífera 

Material com alto valor econômico pode ser encontrado na Drenagem Ácida de Mina, gerada a partir da explotação do carvão
Por Redação Criciúma, SC, 29/06/2023 - 21:01
Foto: Filipe Gabriel/ Satc
Foto: Filipe Gabriel/ Satc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O nome Elementos Terras Raras (ETR) não é por acaso. Se refere a um conjunto de elementos químicos que são encontrados na natureza, porém, em muitos casos, possui um processo de extração com alto valor econômico. Pensando nisso, um novo projeto de pesquisa desenvolvido pelo Centro Tecnológico (CT) Satc visa facilitar a extração das Terras Raras a partir da Drenagem Ácida de Mina (DAM). A fonte alternativa, por se tratar de um passivo ambiental presente na região, pode gerar valor econômico para a Amrec.  

As Terras Raras são elementos utilizados em diversas aplicações tecnológicas, como celulares, motores de carros elétricos e lâmpadas de LED. O Brasil tem a terceira maior reserva mundial conhecida de Terras Raras, porém essa riqueza é pouco explorada, devido ao custo da tecnologia de extração e separação. 

Segundo a pesquisadora do CT Satc, Vanessa Olivo Viola, por muito tempo, apenas a China dominava o mercado desse grupo de elementos químicos, porém nos últimos anos por conta da dependência do mercado nesses elementos, os Estados Unidos investiram em meios de exploração e um dos descobertos foi a partir da DAM, gerada a partir da explotação do carvão. "Nós estamos fazendo um levantamento de áreas afetadas por drenagem ácida de minas aqui na região que tenham esse material para verificar a possibilidade de fazer a extração", explica. 

A pesquisa foi iniciada em dezembro de 2022 e tem a duração de dois anos. Os recursos foram adquiridos por meio do incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Para a também pesquisadora Beatriz Bonetti, é um projeto que pode abrir muitas oportunidades, devido ao alto valor econômico do material. 

"Ao todo, já temos 20 pontos que estão sendo monitorados. Se conseguirmos avançar para a extração, vai ser de grande relevância não apenas para a nossa região, mas em todo o Brasil", conta.    

Parceria com o Cetem 

O projeto ainda está em fases iniciais, mas já despertou o interesse de órgãos relevantes no setor. A partir desta pesquisa, a Satc firmou parceria com o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), que atua no desenvolvimento de tecnologias para a produção sustentável dos recursos minerais brasileiros. 

A ideia é que, a partir de agora, o Cetem possa contribuir nessa e em outras pesquisas desenvolvidas pelo CT Satc.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito