Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto Cidades do Sul chega a Siderópolis

Município completa 61 anos de emancipação nesta quinta-feira
Por Paulo Monteiro Siderópolis, SC, 18/12/2019 - 06:52 Atualizado em 18/12/2019 - 13:31
foto: Luana Mazzuchello
foto: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O município de Siderópolis estará completando 61 anos de emancipação nesta quinta-feira, 19 de dezembro. Em comemoração à esta data, o Projeto Cidades do Sul esteve na cidade, diretamente do Cesa Café, com apresentação ao vivo do Programa do Adelor Lessa desde às 7h.

O prefeito do município, Hélio Cesa, assim como o vice-prefeito Alexandre Feltrin serão os principais convidados do evento, que contará com outros grandes e importantes nomes da história da cidade de Siderópolis.
 

Detalhes da transmissão:

09:02

O programa Adelor Lessa desta quarta-feira, 18, especial Cidades do Sul, em comemoração aos 61 anos de emancipação de Siderópolis, vai chegando ao fim. Muito obrigado pela sua audiência  e tenham todos uma ótima semana.

08:59

Um dos grandes conhecedores da história de Siderópolis, Ronaldo Davi, também esteve junto ao programa Adelor Lessa, relembrando alguns fatos importantes do município, "Tudo começou no dia 19 de dezembro, com a emancipação da cidade, na época com o governador Heriberto Hülse. O povo italiano chega aqui com muitas músicas e cantorias, assim como os indígenas que aqui estavam, fazendo com que Siderópolis desenvolvesse uma incrível cultura musical e literária", comentou. 
 

08:51

A gastronomia, segundo Beto, movimenta mais de R$ 1 milhão de reais ao ano em Siderópolis.

08:50

"Temos que fazer uma política de turismo em conjunto com Nova Veneza. Temos que trabalhar juntos para atrair mais empreendedores. O nosso desafio é não só na área urbana, como também apresnder a usufrui de todo o potencial daquele visual incrível ofertado pela barragem", disse o prefeito.

08:49

O prefeito Alemão afirma que há projetos de pavimentação para o município, principalmente nas áreas mais próximas a barragem - o que pode agregar ainda mais no desenvolvimento da cidade. 

08:48

O proprietário do Santuário Ecológico do Aguaí, Albertino Ferreira, enxergou na barragem uma oportunidade de desenvolvimento do turismo na região. "Com a construção da barragem vi que ali seria um ponto essencial para o desenvolvimento do turismo. Houve um crescimento muito rápido e, com a vinda da barragem, o entorno acabou crescendo demais", comentou.
 

08:44

E Siderópolis possui grandes atrações gastronômicas. Elisa Romagna, do resutaurante Romagna, comenta sobre o crescimento do restaurante com a vinda da barragem. "Nós estamos com o restaurante já há 20 anos. Começamos como um pesque e pague com uma ideia bem menor. Em seguida veio a barragem, que trouxe algumas dificuldades em relaçao ao acesso, mas então se consolidou como crescente de turismo que agrega muito à região", afirmou. 

08:40

Durante o programa, o músico Jorge Nando apresentou uma de suas lindas canções. 

08:38

"Quando vim para criciuma, um dos lguares que mais me fascinou foi a região de Siderópolis e Nova Veneza. E aquela torrezinha era muito interessante. Mais tarde aprendi a mergulhar e quis tentar desvendar o que estava por baixo daquela água toda. Produzi então o documentário, com essas belíssimas imagens da igreja da barragem", comentou 

08:37

O publicitário Dácio Alexandrino também participa da conversa. Ele que produziu um documentário chamado A Torre do Lago - que conta a história de uma atração muito importante para o município: a barragem do Rio São Bento.  

08:34

Sua vida na música começou enquanto pequeno, devido às raízes musicais de sua mãe. "Minha mãe cantava, sempre cantava marchinhas de carnaval quando eu era criança e sabia tocar alguns acordes no violão . Eu batia nesse violão quando pequeno e ela dizia que eu tinha jeito para isso, que tinha rítimo. Foi aí que tudo começou", destacou Jorge. 

08:31

Uma das vozes mais conhecidas de Siderópolis, Jorge Nando, também marca presença no Programa Adelor Lessa. Para ele, a parte artística do município sempre lhe chamou muito atenção. "Uma cidade pequena, mas que produz muita arte", comentou.

08:27

O espirito natalino começou cedo em Siderópolis, ainda no dia 8 de dezembro a cidade recebeu a chegada do papai noel, junamente com o ascender das luzes. Neste domingo, 22, o município contará com um teatro de natal, uma missa comemorativa e, por fim, o corte do bolo e a noite da partilha - um belíssimo banquete para a comunidade. 

08:25

E a decoração do centro de Siderópolis chama atenção de quem chega, algo muito bonito aos olhos. A responsável por esta decoração, Jucélia Scaini fala sobre a inspiração de toda esta decoração. "O objetivo do natal na nossa praça é tornar o sideropolitano cada vez mais humano, com o espírito natalino mais cravado em cada um", disse.

08:10

Siderópolis produziu muitos nomes importantes no cenário catarinense e Brasil à fora, assim como o promor de justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fernando Comin, que prestou uma homenagem à cidade neste aniversário de emancipação. "Gostarai de fazer uma homenagem a todos que nasceram nesta terra tão especial e que honram os seus antepassados imigrantes, alemães e italianos que aqui se fixaram com o objetivo de construir uma vida melhor, impulsionando o progresso de toda uma região", disse.

08:02

"Hoje a Unesc é a única universidade conceito máximo na Acafe. No sistema Acafe, a Unesc é uma grande referência, com um destaque bem significativo", comentou a reitora da universidade, Luciane Ceretta.

08:00

E temos boas notícias para a cidade e a comunidade de Criciúma. A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) recebeu recentemente nota máxima, 5, do Ministério da Educação (MEC) - uma conquista para toda a região.

07:51

Nomes conhecidos de outras grandes empresas de Siderópolis também participam do Programa. O gerente comercial da Imepel, empresa produtora de correias transportadoras, Agnaldo Silveira Vicente, comenta sobre a vinda da empresa para Siderópolis. "Viemos estratégicamente para Siderópolis, escolhemos essa região pelo fato de ela ser um pouco mais afastada do centro e muito bem localizada. Esta é uma região que tem um grande espaço de crescimento que vêm se ampliando cada vez mais", descatou

 

07:45

Participa do Programa também a diretora comercial da Resicolor, Rosana Bortolatto - natural de Siderópolis, assim como a empresa de tintas. "A Resicolor possui 28 anos, iniciou em 1992 aqui em Siderópolis para fornecer insumos para a indústria de tintas. Se tornou uma empresa muito promissora e entramos com uma linha acrílica. A Resicolor foi a primeira indústria catarinense a produzir resina em SC. Em 2010, inauguramos uma fábrica em Goiás e hoje atuamos em praticamente todo o Brasil, assim como alguns países do Mercosul também", disse Rosana sobre a empresa com segunda maior receita em Siderópolis.

07:31

Para a previsão do tempo, o climatologista Márcio Sônego destaca tempo bom na região criciumense até sexta-feira, com temperaturas máximas de 32ºC, na sexta. No momento, na região do costão da Serra, podemos ter uma certa precipitação. 

07:23

Os próximos anos serão cheios de desafios para a cidade, mas Hélio Cesa comenta que já existem alumas metas traçadas. "Queremos receber todo o sul do estado, mas temos que focar na indústria que possa gerar valor para o município. Hoje nós produzimos muito commodities e temos que inverter isso, nos reinventar para produzir produtos que possuem maior valor agregado", ressaltou o Alemão.

07:21

Para o prefeito da cidade, Hélio Cesa, o alemão o ano de 2019 foi marcado por diversos fatores positivos que contribuiram para o crescimento do local. "Falamos muito de obras e pavimentações, que é o que as comunidades nos pedem, mas a aproximação que tivemos do nosso interior com a área urbana, é incrível. Está acontecendo um êxodo ao contrário, as pessoas da cidade estão indo morar no interiro. Queremos consolidar o turismo ecológico, colocar siderópolis no rumo do turismo e fazer com que isso seja uma matriz importante do município nos próximos anos", comentou. 

07:07

O Programa Adelor Lessa está diretamente do Cesa Café, uma gelateria localizada na Avenida Municipal de Siderópolis, em frente a belíssima praça central.

07:04

O projeto Cidades do Sul está percorrendo todas as cidades da Amrec durante todo o ano de 2019 - aproximando cada vez mais os ouvintes da rádio e dos municípios em questão.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito