Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Programa Se Liga na Rede chega ao Centro de Criciúma (VÍDEO) 

Novas ruas estão sendo vistoriadas para verificar se as ligações à rede de esgoto estão corretas
Por Redação Criciúma, SC, 13/08/2019 - 10:11Atualizado em 13/08/2019 - 15:43
Fotos / Vídeo: Amanda Farias / 4oito
Fotos / Vídeo: Amanda Farias / 4oito

As vistorias do Programa Se Liga na Rede seguem ao longo desta semana no Centro de Criciúma. Entre as novas ruas que estão sendo visitadas pelas equipes da Prefeitura Municipal, da CASAN e da empresa Tec Civil, estão Vidal Ramos, Cel. Marcos Rovaris, Antônio de Lucca e João Cechinel. Além da região central, as equipes seguem fazendo algumas inspeções no Pio Corrêa.

Segundo a engenheira responsável da Tec Civil, empresa contratada pela Casan para realizar os trabalhos, a finalidade do Programa é verificar se as ligações das residências e estabelecimentos comerciais à rede de esgotos estão adequadas. As equipes pedem permissão das pessoas para entrar no imóvel e colocar um corante no vaso sanitário e nas pias. Dessa forma, é possível constatar se a residência ou o estabelecimento comercial está ligado à rede de esgoto. Se o corante chegar à rede de drenagem, que deve receber exclusivamente água da chuva, há inadequações. São colocados corantes alimentícios nas cores vermelha e azul.

A Vigilância Sanitária, que acompanha o trabalho, é quem notifica os proprietários dos imóveis que apresentarem irregularidades. Sendo assim, haverá um prazo de 45 dias para adequação, e após esse período será realizada uma nova vistoria. Residências que não providenciarem a devida conexão ao Sistema Público de Esgotamento Sanitário serão multadas.

O Programa desenvolvido em uma parceria entre Prefeitura de Criciúma e a Casan vai permitir a fiscalização de cinco mil residências no período de 12 meses. Para concretização dessa nova etapa, a CASAN repassou R$ 387.944,95 à Administração Municipal.

Ruas que receberão as vistorias até sexta-feira (16):

- Rua Vidal Ramos;
- Rua Cel. Marcos Rovaris;
- Rua Antônio de Lucca;
- Rua João Cechinel;
- Rua Felipe Schmidt;
- Rua D. Joaquim Domingos de Oliveira;
- Rua Major Acácio Moreira;
- Rua Itajaí;
- Rua Princesa Isabel;
- Rua 15 de novembro;
- Rua Domingos Daros;
- Rua Marechal Deodoro;
- Rua Martinho Acácio Gomes;
- Rua Cel. Pedro Benedet.

Ouça o podcast: