Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Programa Jovens Aprendizes emprega e prepara futuros profissionais na Librelato

Além deste projeto, mais dois cursos profissionalizantes tiveram início em setembro 
Por Redação Criciúma, SC, 06/09/2023 - 14:03 Atualizado em 06/09/2023 - 14:53

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Centro de Inovação Social Abadeus abriu três novas turmas neste início de setembro. A iniciativaconta com cursos distintos para diferentes públicos: Costura Industrial em parceria com o Senai, Jovens Talentos Trilhas Empreendedores e o Programa Jovem Aprendiz na Librelato. Cada um deles permiteuma abordagem mais abrangente e eficaz na preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

"São cursos não só de conhecimentos técnicos, mas também de oportunidade de crescimento pessoal para muita gente que, às vezes, não tem o que fazer. Hoje, acabam elegendo e delineando outro projeto de vida, conseguindo ter um futuro mais assertivo", salientou o psicólogo social da Abadeus, Giovani Maffioletti Corrêa.

Formação de Jovens Aprendizes

Um dos cursos oferecidos é destinado a jovens e adolescentes a partir dos 14 anos. Eles recebem treinamento em áreas essenciais, como empreendedorismo e equilíbrio emocional, além de aulas de informática. O objetivo do Programa Jovem Aprendiz é prepará-los para as exigências do mercado atual e para o futuro.

O programa educacional e profissional enviará 22 jovens e adolescentes, capacitando-os para o mercado de trabalho e proporcionando uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional na Librelato, em Içara. Além disso, esse projeto já impactou centenas de vidas e continua a inspirar a comunidade local.

"Quando o jovem assina o contrato de trabalho, ele precisa passar por dez dias de módulo inicial como jovem aprendiz. Eles já possuem a carteira assinada e passarão pelo módulo inicial agora para, em seguida, começarem a trabalhar", explicou a gestora pedagógica da Abadeus, Rodicélia Felipe. "Eles trabalharão quatro dias por semana na empresa e dedicarão um dia para vir à Abadeus fazer o curso profissionalizante", completou. 

Um dos pontos notáveis do programa é que, uma vez que os jovens assinam seus contratos de trabalho, eles já se tornam jovens aprendizes e são encaminhados para empresas locais. Isso proporciona a eles a oportunidade de aplicar imediatamente o que aprenderam e desenvolver suas habilidades no ambiente de trabalho real.

"Além de promover a expertise e o conhecimento técnico, também acabam abrindo possibilidades, onde a pessoa transcende a sua realidade. Ou seja, ela melhora a autoestima, a situação financeira e os relacionamentos. Portanto, a pessoa que se lança nesses cursos automaticamente muda de perfil, o que é importante até para a própria saúde mental",frisou o psicólogo Giovani.

Trilhas Empreendedoras 

Como uma forma de preparar os jovens para o mercado, antes mesmo de iniciarem a jornada como Jovens Aprendizes, a Abadeus lhes proporciona o Jovens Talentos Trilhas Empreendedoras. Este curso terá a duração de dois meses e meio e é destinado a adolescentes a partir dos 14 anos. 

"Nesse curso, eles vão aprender sobreempreendedorismo, equilíbrio emocional e informática, levando o mundo do trabalho para dentro da sala de aula para que compreendam as demandas atuais e como se preparar para o futuro. Também preparamos eles para entrevistas de emprego, pois com este curso os encaminhamos para o mercado de trabalho", detalhou a coordenadora pedagógica da Abadeus. 

Após essa formação, alguns jovens são encaminhados e já conseguem uma vaga de emprego. Por isso, a procura pelo curso é alta, somente nesta turma, são quase 40 alunos. Para os outros, que ainda aguardam na lista de espera, a Abadeus pretende abrir uma segunda turma nos próximos dias. 

Nova turma de Costura 

O terceiro curso, que conta com a parceria do Senai, é destinado principalmente a área profissionalizante. O curso de Costura Industrial inicia com 20 mulheres de Criciúma. Além de se prepararem para o mercado de trabalho cada vez mais exigente, as alunas podem pensar em empreender e abrir seu próprio negócio. 

"Este é um curso em que capacitamos as alunas para se empregarem ou para aquelas que têm interesse em montar seu negócio em casa. Nossa oficina é muito bem equipada com equipamentos eletrônicos e máquinas modernas. Fornecemos todo o material para as nossas alunas, e elas não têm custo algum, é totalmente gratuito", frisou a gestora pedagógica, Rodicélia.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito