Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Programa +Esporte +Futuro pretende alcançar 3,5 mil participantes até final de 2023

Atualmente, são 2 mil crianças, adolescentes e idosos atendidos, de forma gratuita, em mais de 20 bairros de Criciúma
Por Redação Criciúma, SC, 11/09/2023 - 21:04
Foto: Arquivo/FME
Foto: Arquivo/FME

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o objetivo de democratizar a prática de atividades físicas e o lazer como direito social, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, lançou, em fevereiro de 2021, o programa +Esporte +Futuro, que oferece incentivo e aprendizado desportivo em mais de 20 bairros do município. O programa, voltado para todas as idades, atende, de forma gratuita, mais de 2 mil crianças, adolescentes e idosos, e até o final de 2023 pretende alcançar 3,5 mil participantes.

O presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni, é cofundador do programa social. "Acreditamos e fomentamos o esporte como ferramenta de inclusão social, ofertando lazer, aprendizado e diversão. O programa tem mostrado importante valor, não só esportivo, mas educacional, auxiliando os participantes na construção de caráter e desenvolvimento social. Desde a criação, o programa tem se mostrado eficaz e pontual na vida de cada participante. Vamos juntos com o objetivo de atingirmos nosso número de inscritos e fomentar ainda mais o esporte criciumense", destacou.

O programa conta com o apoio de universidades, associações de bairros, escolas municipais, estaduais e particulares, além de treinadores capacitados, em cada modalidade, com o auxílio de estagiários. "O programa é uma oportunidade de vivenciar uma modalidade esportiva, e através dessa vivência, criar prática constante levando o praticante a abrir novos horizontes, como uma bolsa de estudo, bolsa atleta e participar de competições e viagens", pontuou o professor técnico de judô do programa, Márcio Roberto Silva, que atualmente atende 50 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos.

Para o professor de dança de salão do programa, Ernesto José Brugnera, o objetivo é ampliar cada vez mais e chegar em novos bairros da cidade. "Esse é o melhor lugar em que já trabalhei, pela receptividade e acolhimento dos envolvidos no programa, e isso é essencial para que o meu trabalho obtenha êxito. Poder exercer o que eu amo, que é dançar, é gratificante, e levar alegria para as pessoas por meio da dança, pois, a dança tem inúmeros benefícios", relatou.

Mudança de vida por meio do Programa +Esporte +Futuro

Além da prática esportiva, o programa oportuniza mudança de vida aos participantes. Para crianças e adolescentes as aulas são extracurriculares e os mantém mais tempo longe das telas de celulares, tablets e computadores, além de afastá-los das ruas. Já para os adultos, o programa apresenta, também, mudança na saúde emocional e mental.

"Sou aposentada e vivia em casa triste, depressiva, sem nada pra fazer. A dança mudou minha vida da 'água para o vinho', ela me trouxe muita alegria, paz, levantou minha autoestima e me curou da depressão. Só tenho a agradecer ao programa, em especial ao professor por todo aprendizado e carinho conosco", contou a aluna Márcia Eliza Marcos, de 56 anos, que participa da dança de salão.

As modalidades ofertadas no programa são: futsal, futebol, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa, xadrez, ginástica, karatê, jiu-jitsu, judô, natação, skate, atletismo, triathlon, tênis de campo, badminton e dança de salão. O programa também inclui projetos esportivos em escolas, caminhadas orientadas, recreação e lazer e o "Pedala Criciúma: Para frente que se anda" (ciclismo).

"O impacto de um projeto é gigantesco na vida de quem pratica. Temos pessoas de todas as idades fazendo atividade física e se desenvolvendo dentro de alguma modalidade, e isso traz inúmeros benefícios para a saúde, além de apontar melhoras educacionais nas crianças e adolescentes, e qualidade de vida as pessoas com mais idade. Além disso, o programa proporciona outra perspectiva para os alunos, gerando uma visão de vida melhor e um futuro dentro do esporte, longe das ruas", apontou o coordenador social da FME de Criciúma, Junior Rampinelli.

Formação de alunos

O programa já revelou talentos esportivos em diversas modalidades. Atualmente, esses atletas participam da parte de rendimento da FME de Criciúma. "O programa me fez criar mais responsabilidade, sendo ela com os treinos e horários, e até respeito com os colegas de treino, professores e pessoas ao meu redor", destacou o atleta de handebol, Vinicius Zomer, de 15 anos.

Como participar do programa social

Os interessados em participar devem entrar em contato com a FME de Criciúma, por meio do telefone (48) 3431-0019 para sanar dúvidas e fazer inscrições, ou pelo Instagram oficial @fme.criciuma.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito