Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Programa do Sebrae impulsiona empreendedorismo no Sul de SC

Há sete anos na região, o Cidade Empreendedora trouxe diversos benefícios para os municípios da região
Por Redação Criciúma, SC, 23/02/2022 - 22:28
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Presente em 12 cidades do Sul catarinense, o programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC, desde 2015, vem estimulando o desenvolvimento econômico da região, junto às prefeituras. Entre as iniciativas, aplicadas ao longo desses sete anos, estão a desburocratização de serviços, o incentivo ao empreendedorismo e a atenção aos pequenos negócios.  

Em Criciúma, por exemplo, a maior cidade do Sul do Estado, desde a implantação do programa as transformações foram diversas. O município conseguiu reduzir o tempo de abertura de empresas para um dia e, em 2021, gerou mais de 5,6 mil novos negócios.  

“Com o programa, nós também temos feitos consultorias gratuitas, junto ao Sebrae, para microempreendedores e pequenos empresários. Além disso, lançamos a iniciativa Casa do Empreendedor nos bairros de Criciúma e aulas de empreendedorismo nas escolas municipais. Ano passado, foram sete. Este ano pretendemos ampliar ainda mais”, informa o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.  

A cidade já está no segundo ciclo do programa, que iniciou em 2021. “Nessa nova etapa são 45 ações. Algumas já foram desenvolvidas, outras estão em desenvolvimento e algumas ainda serão planejadas ao longo de 2022. A ideia é continuar trabalhando na questão da desburocratização e também atuar no que diz respeito às compras governamentais, para que o fornecedor local, o microempreendedor, possa participar e oferecer insumos à prefeitura por meio de licitações, por exemplo”, comenta Potelecki.   

Case de sucesso 

Tubarão também é um dos municípios do Sul catarinense envolvidos no programa do Sebrae. A cidade foi uma das primeiras da região a aderir à iniciativa e, atualmente, já está no terceiro ciclo. “O projeto surgiu com a proposta de auxiliar e alavancar o processo de desenvolvimento de Tubarão”, conta a agente de desenvolvimento econômico, Adriana Caporal.  

Ao longo desses quase sete anos de implementação do programa na cidade, foram capacitados mais de 300 empreendedores, entre consultorias individuais, cursos, programa de aceleração de crescimento, que em Tubarão levou a marca de " Acelera MEI". “Inclusive a nossa Sala do Empreendedor se destacou por vários meses e nos últimos 12 esteve nas primeiras colocações no ranking de atendimentos aos microempreendedores individuais”, afirma a agente.  

O programa também atuou no desenvolvimento do turismo local. “Além de todas essas ações, lançamos o segundo Festival Gastronômico do município. Tubarão também foi considerada a cidade mais hospitaleira do país, segundo usuários da plataforma Airbnb. E, em parceria com o Sebrae/SC, foi criada a Rota Termas da Guarda. O destino turístico chegou a ser apresentado na Festuris, a maior feira de turismo da América Latina”, resume Adriana.  

“Tubarão ainda se destacou como case de sucesso do programa Cidade Empreendedora, no Fórum Estadual de Secretários e Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, realizado recentemente em Florianópolis, com o tema ‘Participação de empreendedores locais nas licitações para fornecimento de vários produtos para a prefeitura de Tubarão’", complementa. 

Programa atua no desenvolvimento da economia  

O Cidade Empreendedora é uma das iniciativas do Sebrae/SC que busca impulsionar os resultados socioeconômicos dos municípios, como fez com Criciúma e Tubarão. O programa já está presente em mais de 510 cidades do Sul ao Norte do Brasil.  

“Os municípios que aderem ao programa transformam e aprimoram o ambiente de negócios, tornando o desenvolvimento econômico possível e tangível, proporcionando o tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios”, ressalta o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae Santa Catarina, Paulo Rocha. 

Organizado em biênios, o programa é dividido em dez eixos de atuação: gestão municipal, lideranças, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, cooperativismo e crédito, inovação e sustentabilidade.  

“O programa vai além da simples aplicação de consultoria para o município, deixando políticas públicas claras e constituídas, como a educação empreendedora, um legado de ferramentas, com a sala do empreendedor, e de pessoas capacitadas, que irão permitir ao município encontrar alternativas e seguir trabalhando na busca do desenvolvimento econômico local”, comenta o gerente.  

Sul de SC em transformação 

Inicialmente, o programa Cidade Empreendedora foi implantando em dois municípios do Sul de Santa Catarina: Tubarão e Imbituba. Hoje já são 12 cidades envolvidas com o projeto do Sebra/SC. Entre elas, está São Martinho. 

No biênio de 2019 a 2020, o município, por exemplo, registrou um aumento de 190% em compras no comércio local, ou seja, saltou de R$ 960 mil para R$ 2,8 milhões em vendas de micro e pequenas empresas, devido às ações do programa.  

“O Cidade Empreendedora representa um divisor de águas no município. Com o programa conseguimos potencializar políticas para o desenvolvimento econômico municipal de maneira sustentável e integrada, envolvendo os setores públicos, privados e a comunidade em geral, formando um verdadeiro tripé de desenvolvimento”, revela a secretária de Turismo e Cultura, Patricia Hellmann.  

Um dos principais focos do programa é criar um ambiente favorável ao empreendedorismo. “O Cidade Empreendedora, com as ações implementadas, facilita o empreendedor a abrir sua empresa com menos burocracia, e a tratar informações diretamente com as prefeituras por meio das salas do empreendedor”, destaca o gerente regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.  

Além disso, o programa, em parceria com as prefeituras, oferece consultorias gratuitas para empresários e interessados em empreender, auxilia na abertura e acompanhamento de MEIs (microempreendedores individuais), capacita servidores públicos municipais, desenvolve medidas para diminuir o tempo de abertura de empresas e também busca aumentar o número de compras locais. 

“Todas essas ações buscam gerar novas empresas e empregos no município, criando assim um ambiente favorável e propício de compras na cidade e em pequenos negócios”, diz o consultor técnico do Sebrae/SC, Alexandre Tonini. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito