Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Programa de educação financeira da Unicred Centro Sul será expandido para universidade paranaense

Cooperativa de crédito e a Unioeste, de Cascavel, assinaram acordo para realização das atividades, após experiência de sucesso com estudantes da Unesc
Por Redação Criciúma, SC, 29/10/2021 - 14:05
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma iniciativa inovadora de educação financeira para universitários, concebida no Sul de Santa Catarina, começa a ser replicada para outras regiões do país. O Unicred.EDU, desenvolvido pela Unicred SC/PR na Unesc no primeiro semestre, terá uma edição em breve para acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel. A parceria foi assinada pela reitoria da instituição de ensino e representantes da Unicred Centro Sul.

O Unicred.EDU é um curso gratuito, online e está sendo expandido para outras instituições de ensino. O conteúdo e a metodologia têm o objetivo de prover conhecimentos de gestão e planejamento financeiros para preparar os estudantes para a vida profissional. São cinco módulos, divididos em Gestão de Finanças Pessoais, Investimentos, Empreendedorismo, Marketing e Inovação. Com exceção do módulo de Inovação, que é exclusivamente a estudantes da área da saúde, os demais módulos podem ser acessados por todos. 

Os conteúdos das aulas foram desenvolvidos por especialistas da Unicred, do Sebrae, Quanta Previdência, Hackmed e Ibmec. No programa, as universidades têm a oportunidade de prover conteúdos complementares às grades curriculares, observa o diretor executivo da Unicred Centro Sul, Marcelo Lima. “Percebemos a necessidade de levar esses conhecimentos para que esses futuros profissionais e empreendedores, quando formados, possam planejar melhor a vida financeira e tenham segurança e prosperidade”, relata.

Entre as características essenciais do curso estão o conhecimento e a aplicação prática, indica a gerente de Investimentos e Educação Financeira da Unicred, Vivien Aucar, uma das facilitadoras de conteúdo do Unicred.EDU. “A parceria entre instituições financeiras e instituições de ensino é fundamental para a promoção de uma sociedade organizada financeiramente e, em especial para nós do cooperativismo, temos como parte de nossos princípios a Educação, Formação, Informação e Interesse pela Comunidade”, enaltece.

Experiência pioneira na Unesc

Alunos de Medicina e Odontologia da Unesc integraram a primeira turma do programa de educação financeira, experiência de aprendizado para todas as partes envolvidas, destaca a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da universidade, Fernanda Sônego. “Foi uma parceria muito valorosa e de muita sinergia com a nossa missão institucional de educar por meio do ensino, pesquisa e extensção para promover a qualidade e sustentabilidade no ambiente de vida, contribuindo para a aquisição de habilidades e competências para as profissões. Ao sair da faculdade, esses estudantes vão precisar cuidar do próprio negócio, planejar a vida pessoal no curto, médio e longo prazo e o curso foi muito completo nesse sentido”, avalia.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito