Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Programa da Defesa Civil de SC ganha destaque na ONU

Comitiva liderada pelo governador Raimundo Colombo buscou recursos para continuar o programa, e foi bem recebida por membros do PNUD
Por Redação Criciúma - SC, 26/01/2018 - 17:56 Atualizado em 26/01/2018 - 17:58
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina está no radar internacional, e é por um bom motivo. As ações e as obras de prevenção aos desastres climáticos, realizadas desde 2011 no estado, chamaram a atenção do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O recado foi passado pelo diretor regional do escritório do PNUD para a América Latina e Caribe, Lenni Montiel ao governador Raimundo Colombo.

Os secretários de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, participaram do encontro, que teve a presença também de Angelika Planitz e Ugo Blanco, técnicos do PNUD nas áreas de prevenção a desastres climáticos.

“O nosso objetivo aqui na ONU era aproximar toda a experiência que eles tem de Defesa Civil. PNUD, que é uma instituição que acompanha no mundo inteiro, vai dar uma atenção especial para Santa Catarina e isso vai se transformar num selo de qualidade, numa integração maior e num melhor resultado. Abre portas para que a gente possa alcançar novos financiamentos”, afirmou Colombo.

Esta foi a 16º missão internacional liderada pelo governador desde 2011, sendo seis no atual mandato. Moratelli, lembrou que os catarinenses tem a maior perda per capita do Brasil em razão dos desastres naturais e busca soluções práticas capazes de criar uma política que torne Santa Catarina um estado resiliente nas questões climáticas.

“A própria expansão da rede de monitoramento é algo necessário, para que possamos continuar com essa implantação e a proteção do catarinense. Foi uma agenda muito propositiva, porque a gente traz a experiência internacional para dentro de Santa Catarina, a avaliação do nosso projeto e conseguimos fazer com que nosso estado tenha a continuidade de projeto de maneira assertiva”, analisou Moratelli.

Na última terça (23), a comitiva liderada por Colombo participou de duas reuniões na sede do Banco Mundial, em Washington (Estados Unidos). Na primeira, foi entregue a Carta Consulta da segunda etapa de obras que fazem parte do Projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres de Santa Catarina para o diretor sênior do Banco Mundial, Ede Jorge Ijjasz-Vasquez, que se mostrou favorável aos investimentos.

“Estamos terminando a etapa 1, que era uma etapa muito importante, e agora iniciando a etapa 2, e para isso nós vamos precisar de financiamento e também de um acompanhamento para avaliar tudo o que nós já fizemos e conseguir vencer com a segunda etapa, que é a melhoria de rios, a melhoria da questão do deslocamento das águas, então há toda uma etapa a ser concluída, não é uma questão de governo, é uma questão de Estado. A nossa programação vai até 2029”, explicou Colombo.

O diretor regional do PNUD, Lenni Montiel, elogiou o trabalho realizado por Santa Catarina. “Nos impressiona que o Governo de SC busque esse reconhecimento, porque a Defesa Civil do Estado representa um marco do que se faz no Brasil. É um orgulho ter a visita de vocês e de compartilhar as experiências”, destacou Montiel e acrescentou: “Estamos muito interessados em iniciar a conversação e encontraremos o caminho para realizar coisas conjuntas”. Salientou que a experiência catarinense na América Latina é muito importante, porque outros estados e países podem aprender com Santa Catarina.

Lenni Montiel informou que o escritório do PNUD no Brasil deverá enviar um grupo de trabalho à Florianópolis para discutir com o Governo do Estado como definir os caminhos para a certificação de Santa Catarina.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito