Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Professores da rede estadual podem entrar em greve

Secretaria de Educação diz que pautas estão sendo analisadas
Por Renan Medeiros 08/04/2024 - 10:42 Atualizado em 08/04/2024 - 10:42
Foto Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Arquivo
Foto Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os professores da rede estadual de ensino decidiram entrar em greve no dia 23 de abril caso não vejam avanços nas negociações de reajustes salariais. O magistério reivindica a “descompactação da tabela”, ou seja, ganhos mais significativos para os profissionais à medida em que aprimoram a formação e avançam na carreira. Atualmente, segundo eles, quem já está em atividade há muitos anos têm remuneração semelhante à de quem acabou de ingressar.

De acordo com o coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), Evandro Accadrolli, atualmente não há nada concreto a ser analisado. Ele concedeu entrevista ao programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior, nesta segunda-feira (8). Ouça abaixo:

“O governador do Estado, Jorginho Mello, passou, no final do ano passado, todo prometendo aí um reajuste, a descompactação da tabela salarial, fazer uma carreira para o magistério catarinense. Não fez, não apresentou proposta. E, neste ano, o Governo se comprometeu em apresentar em março. E, infelizmente, terminando o mês, o Governo do Estado também, via telefone, comunicou que não teria proposta”, relatou Accadrolli.

“Aqui, o Estado paga o piso nacional para todos os trabalhadores, porque o piso nacional é para um professor que tem formação média. Em Santa Catarina, os nossos trabalhadores têm faculdade, licenciatura, pós-graduação, grande parte já são mestres e doutores, e recebem um salário extremamente rebaixado de professor inicial. É um problema que se arrasta desde 2011”, argumenta o sindicalista.

Outro ponto reivindicado pelos professores é a realização de concurso público para diminuir o número de contratados em caráter temporário.

Pautas estão sendo analisadas, diz Secretaria

A Secretaria de Estado da Educação (SED) informou que recebeu um documento do Sinte com as reivindicações. As pautas levantadas pela categoria, segundo o órgão, serão analisadas e discutidas com as secretarias de Estado da Administração e da Fazenda.

A SED lembrou que, em 2023, o governador Jorginho Mello anunciou um pacote de ações para valorizar os servidores da Educação e que os professores já foram beneficiados com a ampliação do valor do vale-alimentação. Os professores aposentados foram beneficiados com o fim da cobrança dos 14%.

O concurso público, conforme a Secretaria, está previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre. De acordo com a pasta, será "o maior concurso da história da SED", com a contratação de 10 mil servidores efetivos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito