Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Procon faz alerta sobre direitos da pessoa com deficiência

Estabelecimentos devem estar atentos as recomendações na hora do atendimento
Por Redação Içara - SC, 24/09/2018 - 14:47 Atualizado em 24/09/2018 - 14:48
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O estabelecimento que deseja oferecer o melhor atendimento ao cidadão, deve estar atento a todas as questões que envolvem os seus clientes. Na última sexta-feira, dia 21, comemorou-se o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Por conta disso, o Procon de Içara reforça os direitos que esses consumidores têm.

De acordo com a Diretora Executiva do Procon de Içara, Karoline Calegari, as pessoas com deficiência que se sentirem constrangidas devem acionar o órgão. "O preconceito é um empecilho quando o assunto é adaptar produtos e serviços aos portadores de deficiência. O maior fiscal é o cidadão, mas infelizmente, as queixas aos Procons ainda são pontuais", considerou.

Entre os direitos das pessoas com deficiência mais conhecidos, está a prioridade de atendimento. É obrigação de locais de acesso público dar tratamento diferenciado, incluindo a prioridade no atendimento e a adaptação das instalações para uma passagem em condições equilitárias.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) também chama a atenção para a vulnerabilidade dos deficientes como consumidores. "O princípio da isonomia não é tratar todos iguais, mas tratar desiguais de maneira diferente, de forma a garantir a todos os mesmos direitos" ,concluiu Karoline.

Os interessados em realizar reclamações de serviços prestados, podem procurar o Procon de Içara, na rua Altamiro Guimarães, no centro, com horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou através do telefone (48) 3432-5299.

Tags: procon

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito