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Procon faz alerta sobre direitos da pessoa com deficiência

Estabelecimentos devem estar atentos as recomendações na hora do atendimento
Por Redação Içara - SC, 24/09/2018 - 14:47Atualizado em 24/09/2018 - 14:48
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

O estabelecimento que deseja oferecer o melhor atendimento ao cidadão, deve estar atento a todas as questões que envolvem os seus clientes. Na última sexta-feira, dia 21, comemorou-se o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Por conta disso, o Procon de Içara reforça os direitos que esses consumidores têm.

De acordo com a Diretora Executiva do Procon de Içara, Karoline Calegari, as pessoas com deficiência que se sentirem constrangidas devem acionar o órgão. "O preconceito é um empecilho quando o assunto é adaptar produtos e serviços aos portadores de deficiência. O maior fiscal é o cidadão, mas infelizmente, as queixas aos Procons ainda são pontuais", considerou.

Entre os direitos das pessoas com deficiência mais conhecidos, está a prioridade de atendimento. É obrigação de locais de acesso público dar tratamento diferenciado, incluindo a prioridade no atendimento e a adaptação das instalações para uma passagem em condições equilitárias.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) também chama a atenção para a vulnerabilidade dos deficientes como consumidores. "O princípio da isonomia não é tratar todos iguais, mas tratar desiguais de maneira diferente, de forma a garantir a todos os mesmos direitos" ,concluiu Karoline.

Os interessados em realizar reclamações de serviços prestados, podem procurar o Procon de Içara, na rua Altamiro Guimarães, no centro, com horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou através do telefone (48) 3432-5299.

Tags: procon