Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Procon de Morro da Fumaça orienta consumidores sobre compras na Black Friday

Adesão de estabelecimentos ao movimento não é obrigatória
Por Redação Morro da Fumaça - SC, 27/11/2020 - 12:29
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Neste período do ano, muitos consumidores saem em busca das melhores condições para a compra dos produtos que desejam ou necessitam. Porém, é necessário ficar atento, principalmente nesta sexta-feira, 27, quando ocorre a Black Friday, dia em que os estabelecimentos oferecem descontos.

O Procon de Morro da Fumaça dá dicas para que o consumidor fumacense não caía em "armadilhas". A adesão por parte do estabelecimento a Black Friday não é obrigatória, mas se aderir deve deixar de forma visível, clara e objetiva às ofertas aos consumidores. "Nos estabelecimentos em que aderirem a Black Friday, nem todos os produtos devem estar em oferta, mas aqueles em que estão em oferta, devem assegurar informação de forma clara e objetiva. Podem haver anúncios diferenciados em loja física e na internet. Entretanto, a informação deve estar visível e ser clara ao consumidor. Caso contrário, poderá ser exigido o menor preço ofertado", salienta o coordenador do Procon, Guilherme Henrique.

Ele fala ainda que ao acessar o aplicativo do desconto anunciado, o consumidor deve verificar o preço aplicado antes e durante a Black Friday. "Antes de finalizar a compra, verifique se está sendo aplicada às condições conforme a oferta e o acordado, além disso, todas as informações sobre preço, frete e prazo de entrega devem estar visíveis ao consumidor", comenta.

Dicas do Procon de Morro da Fumaça para a Black Friday:

- A adesão por parte do estabelecimento a Black Friday não é obrigatória. Mas se aderir deve deixar de forma visível, clara e objetiva às ofertas aos consumidores.

- Nos estabelecimentos em que aderirem a Black Friday, nem todos os produtos devem estar em oferta, mas aqueles em que estão em oferta, devem assegurar informação de forma clara e objetiva.

- Podem haver anúncios diferenciados em loja física e na internet. Entretanto, a informação deve estar visível e ser clara ao consumidor. Caso contrário, poderá ser exigido o menor preço ofertado.

- Para verificar se está sendo aplicado o desconto anunciado, verifique o preço aplicado antes e durante a Black Friday. 

 - Antes de finalizar a sua compra, verifique se está sendo aplicada às condições conforme a oferta e o acordado.

 - Todas as informações sobre preço, frete e prazo de entrega devem estar visíveis ao consumidor.

- Fique atento(a) aquelas letras pequenas de anúncios e folhetos, pois ali constam informações importantes sobre às condições da oferta.

- Quando o produto for entregue, sempre analise o mesmo para verificar se não há nenhum vício externo e depois realize o teste do mesmo. Em caso de compras presenciais, se possível, realize o teste em loja.

 - O não cumprimento ao prazo de entrega faz com que o consumidor possa exercer o seu direito ao cancelamento daquela compra, sem que haja qualquer ônus ao mesmo.

- Se o produto estiver danificado, solicite a empresa o devido reparo do mesmo. No caso de recusa ou de não ser solucionado dentro de 30 dias, o consumidor poderá solicitar um produto novo, o seu dinheiro de volta ou um abatimento proporcional no preço. 

  - Nas compras de forma virtual ou por telefone, o consumidor tem o prazo de 07 (sete) dias para exercer seu direito de arrependimento da compra. Lembrando que os valores pagos deverão ser ressarcidos ao consumidor(a)

  - Para a sua segurança, salve tudo o que venha a comprovar a compra, seja a oferta, o pedido, o comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários, etc.

- Fique atento aquelas ofertas que apresentam preços muito baixos e desconfie da mesma. Principalmente se aparecer em links de internet.

- Em caso das compras pela internet ou mesmo pelo telefone, sempre se certifique que está comprando no site oficial da empresa ou o número de contato seja o oficial daquela empresa. Na internet, constam muitos sites falsos, fique atento.

- Não realize compras pelo impulso. Sempre pesquise preços, confirme as condições e ofertas e desconfie sempre que as informações não forem precisas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito