Aproximadamente 12 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares das cidades de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul e Nova Veneza participam hoje da primeira etapa da prova do Prêmio Acic de Matemática. As provas serão aplicadas durante todo o dia aos alunos do quinto, sexto, sétimo e oitavo anos. Em Criciúma, participam do concurso 80 escolas, 55 municipais, 17 estaduais e 8 privadas.
“A prova é realizada na própria escola. Depois é recolhida e uma equipe de professores faz a correção das provas. E a partir daí partimos pra segunda etapa no dia 18 de outubro. É uma prova descritiva realizada na Acic e daí saem as escolas campeãs”, explicou o presidente da Acic, César Smielevski.
Os premiados serão revelados no dia 8 de novembro e o evento de premiação deve acontecer no dia 24 do mesmo mês.
Segundo Smielevski, as provas são elaboradas por um grupo de três matemáticos. A premiação será com medalhas e diplomas, para estimular a matemática e a competição. “Os alunos gostam de competição e a gente já vai preparando eles para um futuro profissional, porque o mercado de trabalho é competitivo”, disse.
Na edição deste ano, o prêmio aumentou o número de estudantes envolvidos. “Nós iniciamos o Prêmio Acic de Matemática em 2014 somente com escolas de Criciúma, com 1,8 mil alunos. Hoje nós estamos com 12,6 mil alunos envolvendo 80 escolas em cinco municípios”, contou.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!