Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Presídio Regional de Araranguá terá obra de R$ 54 milhões autorizada

Complexo de 10,4 mil m² terá capacidade para 686 detentos e deve ser entregue em 2028

Por Thiago Hockmüller Criciúma, SC, 08/01/2026 - 12:27 Atualizado em 08/01/2026 - 15:06
Presídio Regional de Araranguá terá novo complexo com padrão industrial | Foto: Arquivo/4oito
Presídio Regional de Araranguá terá novo complexo com padrão industrial | Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A construção do novo Presídio Regional de Araranguá finalmente vai sair do papel. O Governo do Estado vai assinar nesta sexta-feira (9) a ordem de serviço para o início da obra, que será executada pela construtora Camilo e Ghisi, vencedora do processo licitatório com orçamento de R$ 54,4 milhões.

O complexo terá mais de 10,4 mil metros quadrados de área construída, e a licitação prevê também a demolição da atual estrutura, de 3,1 mil m². A assinatura da ordem de serviço acontece às 9h, no Centro Multiuso, no bairro Aeroporto.

LEIA MAIS SOBRE SEGURANÇA

Presídio Regional de Araranguá terá capacidade quase triplicada

Em julho do ano passado, a Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) garantiu que o novo presídio será entregue em 2028, com capacidade para 686 reclusos.

Atualmente, a unidade tem capacidade para 244 detentos, entretanto, convive com histórica superlotação, sendo classificada como “péssima” pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 Capacidade passará de 244 para 686 detentos | Foto: Reprodução/Sejuri

O novo presídio será construído nos fundos da estrutura atual, com padrão industrial. Isso significa que o projeto prevê a geração de vagas de emprego como parte do processo de reabilitação social dos detentos.

Novo Presídio Regional de Araranguá vai aliviar pressão no sistema carcerário

A Sejuri também tem a expectativa de que a oferta ampliada de vagas atenda à demanda da região de Araranguá, que constantemente precisa transferir apenados para outras unidades prisionais do Estado.

Em outubro, um despacho da 2ª Vara da Comarca de Araranguá proibiu o ingresso de novos presos até que o limite de 360 vagas fosse restabelecido. Naquele momento, 475 presos estavam abrigados na unidade.

Em dezembro, a Justiça determinou a devolução de 80 presidiários que estavam alocados na Penitenciária Sul, em Criciúma, para o Presídio Regional de Araranguá. A transferência para Criciúma havia ocorrido em fevereiro, mas a medida foi revista pela juíza titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Criciúma, Débora Zanini, diante do grave problema de superlotação enfrentado pelas duas unidades prisionais do município.

A Penitenciária Sul, por exemplo, abriga atualmente 968 detentos. Em outubro, o déficit de vagas era de 262. Já o Presídio Santa Augusta soma mais de 1.200 detentos, com um déficit que pode chegar a 400 vagas.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito