Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Prefeito de Garopaba é preso durante operação que apura esquema de corrupção

Ação policial foi executada na manhã desta quinta-feira (8); um servidor e um empresário também foram detidos

Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 08/01/2026 - 08:33 Atualizado em 08/01/2026 - 09:02
Prefeito de Garopaba foi preso, na manhã desta quinta-feira (8), pela Polícia Civil | Foto: Reprodução/Redes Sociais/4oito
Prefeito de Garopaba foi preso, na manhã desta quinta-feira (8), pela Polícia Civil | Foto: Reprodução/Redes Sociais/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O prefeito de Garopaba, Junior de Abreu Bento (PP), foi preso, na manhã desta quinta-feira (8), durante a segunda fase da Operação Coleta Seletiva, deflagrada pela Polícia Civil. 

Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, dois de afastamento cautelar de cargo público e 16 de busca e apreensão. A Justiça também determinou a quebra de sigilo telefônico e o sequestro de bens e valores que somam aproximadamente R$ 1 milhão.

LEIA MAIS

Além do chefe do Executivo municipal, foram presos um servidor público do setor de licitações e contratos de Garopaba e um empresário que atua no segmento de coleta e reciclagem de resíduos sólidos.   

Prefeitura de Garopaba se manifestou sobre a ação policial

Em nota, a Prefeitura de Garopaba informou que já tomou conhecimento da operação que envolve o prefeito e que, neste momento, aguarda o acesso oficial aos autos para compreender os fatos e prestar os esclarecimentos necessários. 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, os afastamentos cautelares de cargo público atingiram dois secretários municipais de Garopaba. As demais medidas cautelares alcançaram um ex-prefeito da cidade e o atual prefeito de outro município da região. 

Operação Coleta Seletiva apura esquema de corrupção 

A operação decorre da conclusão do Inquérito Policial, conduzido pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, que investigou um esquema de corrupção sistêmica que envolve repasses de valores indevidos a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, como fraudes em certames e em execuções contratuais.

Foto da primeira fase da Operação Coleta Seletiva, deflagada pela Polícia Civil em SC | Foto: Divulgação/Polícia Civil/4oito

Os fatos investigados teriam iniciado em 2016 e, segundo apurado, permanecido após a alternância de gestão municipal de Garopaba. Participaram da segunda fase da Operação Coleta Seletiva aproximadamente 50 policiais civis. Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.

Tags: Garopaba

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito