O prefeito de Garopaba, Junior de Abreu Bento (PP), foi preso, na manhã desta quinta-feira (8), durante a segunda fase da Operação Coleta Seletiva, deflagrada pela Polícia Civil.
Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, dois de afastamento cautelar de cargo público e 16 de busca e apreensão. A Justiça também determinou a quebra de sigilo telefônico e o sequestro de bens e valores que somam aproximadamente R$ 1 milhão.
LEIA MAIS
- Guarda Municipal de Laguna é autorizada a portar arma de fogo
- Operação da PF mira suspeito de abuso infantojuvenil em SC e RO
Além do chefe do Executivo municipal, foram presos um servidor público do setor de licitações e contratos de Garopaba e um empresário que atua no segmento de coleta e reciclagem de resíduos sólidos.
Prefeitura de Garopaba se manifestou sobre a ação policial
Em nota, a Prefeitura de Garopaba informou que já tomou conhecimento da operação que envolve o prefeito e que, neste momento, aguarda o acesso oficial aos autos para compreender os fatos e prestar os esclarecimentos necessários.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, os afastamentos cautelares de cargo público atingiram dois secretários municipais de Garopaba. As demais medidas cautelares alcançaram um ex-prefeito da cidade e o atual prefeito de outro município da região.
Operação Coleta Seletiva apura esquema de corrupção
A operação decorre da conclusão do Inquérito Policial, conduzido pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, que investigou um esquema de corrupção sistêmica que envolve repasses de valores indevidos a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, como fraudes em certames e em execuções contratuais.
Os fatos investigados teriam iniciado em 2016 e, segundo apurado, permanecido após a alternância de gestão municipal de Garopaba. Participaram da segunda fase da Operação Coleta Seletiva aproximadamente 50 policiais civis. Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!